Skip to main content
search

Um dos estados mais ricos e belos do Brasil, Minas Gerais é um destino bastante diversificado, que oferece diversas atrações históricas e culturais, além de paraísos naturais imperdíveis para quem é fã de ecoturismo. Conheça, na sequência, quais são os lugares mais bonitos de Minas Gerais:

Serra do Cipó

A Serra do Cipó está localizada na divisão de água entre as bacias hidrográficas do rio São Francisco e rio Doce, na região Sul da Serra do Espinhaço. O local abriga o Parque Nacional da Serra do Cipó, que possui mais de 100 mil hectares preservados e uma grande diversidade de cerrados, matas, cachoeiras, campos rupestres, cânions, sítios arqueológicos e cavernas de rara beleza.

Uma boa dica de passeio é encarar trilhas, como a Prevenção do Fogo, e entrar em contato direto com a natureza. Não deixe de visitar, também, a Cachoeira da Farofa.

Cachoeira da Farofa em Minas Gerais

A trilha para a Cachoeira da Farofa possui 8 quilômetros e leva cerca de 2 horas, mas o percurso é plano.

Ouro Preto

Ponto central da época colonial, a cidade é uma obra de arte a céu aberto e suas ruas e vielas contam um pouco da história brasileira. É impossível não se encantar com verdadeiros tesouros da arte barroca, como a Igreja de São Francisco de Assis, assinada por Aleijadinho. Vale a pena visitar também a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a mais rica e requintada de todo o estado.

Outra boa opção de passeio em Ouro Preto é embarcar na Maria Fumaça. A locomotiva é de 1949 e leva seus passageiros a uma viagem no tempo, passando por quase 20 quilômetros de paisagens típicas da região mineira, com montanhas e cachoeiras.

Igreja de São Francisco de Assis em Minas Gerais

Assinada por Aleijadinho, a Igreja de São Francisco de Assis foi classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

São Gonçalo do Rio das Pedras

A cidade de São Gonçalo do Rio das Pedras é recheada de cachoeiras de tirar o fôlego, como a Cachoeira da Gruta Seca, Pacu, Cachoeira do Comércio, entre tantas outras. Vale a pena fazer um planejamento e escolher em qual delas deseja passar o dia e curtir a natureza.

Para quem tem interesse em passeios históricos, a dica é visitar as igrejas Matriz de São Gonçalo e a Nossa Senhora do Rosário, assim como os muros de pedra erguidos durante o período da escravidão. Não deixe também de conhecer o Presépio de Dona Lena, que atrai milhares de turistas durante todo o ano.

Diamantina

Localizada a 294 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade de Diamantina faz parte do roteiro histórico de Minas Gerais. O turista que desembarca por lá tem a oportunidade de conferir ruas, praças, casas e igrejas com um valor arquitetônico e cultural incalculável. Tudo em ótimo estado de conservação e considerado patrimônio cultural da humanidade desde 1980.

Aproveite tardes de sol para passear e conferir de perto a beleza de casarões que nos transportam para o período colonial, como a casa de Muxarabiê. Outra boa dica é conferir a tradicional “Vesperata”, que acontece por dois sábados ao mês. Trata-se de um concerto promovido por músicos locais, que se posicionam nas sacadas das casas com estilo colonial na Rua da Quitanda.

Centro Histórico de diamantina em Minas Gerais

O Centro Histórico de Diamantina é um valioso acervo de construções do período colonial, sendo o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade tombado em 1938 pelo IPHAN. Em 1999, a Unesco concedeu a Diamantina o título de Patrimônio Cultural Mundial.

Pacotes de viagem para destinos em Minas Gerais

Gostou das dicas? Então conheça os pacotes de viagem para Minas Gerais oferecidos pela Adventure Club.

Deixe um comentário

Close Menu