Skip to main content
search

Localizado a 5.642 metros de altitude, na porção ocidental da Cordilheira do Cáucaso, o Monte Elbrus é famoso por ser a montanha mais alta da Europa. Para se ter uma ideia da grandeza do Monte, basta saber que seu ponto mais alto é coberto por neve eterna que alimenta mais de 20 geleiras que acabam se tornando importantes rios, como o Baksan, Malka e Kuban.

Monte Elbrus

O Monte Elbrus é conhecido por ser a montanha mais alta da Europa.

Desde a época da União Soviética até a abertura política e os dias atuais, o Monte Elbrus recebe montanhistas e turistas de todas as partes do mundo.  A beleza natural marcante da montanha e seus mais de mil quilômetros de terras praticamente inexploradas são os principais atrativos.

A montanha mais alta da Europa tem acesso complicado, mas não impossível. Quem deseja conhecer o Monte Elbrus deve pegar um voo de aproximadamente duas horas saindo de Moscou, na Rússia, até a região de Mineralnye Vody. Chegando lá, é preciso fazer um percurso de mais ou menos três horas de carro até o vilarejo de Terskol, de onde já é possível admirar a montanha. Neste local, é comum encontrar alpinistas, montanhistas e apaixonados pelo turismo de aventura. Reserve algumas horas para curtir o vilarejo, experimentar pratos típicos e conhecer um pouco da cultura.

A maior montanha da Europa é desafiadora e tem temperaturas extremas, que podem variar entre 15 e 20 graus nos vales mais amenos, e até 20 graus negativos em áreas com muita neve e vento intenso. Por isso, a dica é estar bem preparado. Em sua bagagem, não podem faltar itens como botas de caminhada, luvas reforçadas, gorros grossos, calças e blusas térmicas e impermeáveis,  cachecol, óculos com filtro UV e proteção lateral, entre outros itens de segurança. Procure sempre a instrução de guias especializados e com vasta experiência no terreno.

Curiosidades sobre o Monte Elbrus, a mais alta montanha da Europa

Monte Elbrus

Uma interessante curiosidade é que de acordo com a mitologia grega, o Monte Elbrus é o local onde Prometeu foi acorrentado.

– O Monte Elbrus é classificado como um estratovulcão (vulcão em formato de um cone) já extinto;

– Seu pico mais baixo foi alcançado pela primeira vez por Douglas Freshfield, Adolphus W. Moore e C. C. Tucker em 1868;

– O pico mais alto da montanha, por sua vez, foi escalado pela primeira vez no ano de 1874, em uma expedição do Reino Unido chefiada por F. Crauford Grove;

– Segundo a mitologia grega, o Monte Elbrus é o local onde Prometeu foi acorrentado;

– Um teleférico já foi instalado na montanha. De 1959 a 1976, funcionava normalmente e levava os turistas até 3800 metros de altitude;

– Durante a segunda guerra mundial, o exército alemão ocupou por um breve período o Monte Elbrus. Foram necessários mais de dez mil soldados montanheses para conseguir tal feito.

Baixe nosso infográfico: 10 Benefícios de Viajar mais para sua Vida!

2 Comentários

Deixe um comentário

Close Menu