Skip to main content
search

Um dos locais mais bonitos de todo o Brasil, a Chapada dos Guimarães é destino certo para quem procura contato com a natureza e atividades relacionadas ao ecoturismo. Ir até o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães significa entrar em contato com o que a fauna e flora do País têm de melhor. Quem é apaixonado pela natureza vai se encantar com os paredões de arenito vermelho-alaranjado ou pela beleza de cachoeiras únicas desta região, como o Véu da Noiva, Prainha e Andorinhas.

Ecoturismo pela Chapada dos Guimarães

Por conta desses verdadeiros presentes da natureza, o ecoturismo vem ganhando muita força no local. As atividades mais populares e procuradas pelos turistas envolvem desbravar trilhas (a pé ou de bicicleta) que, em seu final, brindam os viajantes com lindos mirantes com uma visão sem igual da imensidão da Chapada dos Guimarães.  Em um dia com céu limpo, por exemplo, é possível vislumbrar o Véu da Noiva por um ângulo exclusivo.

Para quem tem mais disposição e preparo físico, a sugestão é encarar a desafiadora rota pelo Morro de São Jerônimo. Lá, é possível praticar trekking até o ponto mais alto de toda a região — com 836 metros — e desafiar os limites do corpo em mais de cinco horas de caminhada e escalada. Como recompensa pelo esforço, a natureza da Chapada dos Guimarães se encarregou de criar formações rochosas como a Casa da Pedra, ou o Cogumelo de Pedra, a Mesa do Sacrifício, o Jacaré de Pedra e vários outros pontos incríveis que estão pelo caminho.

A caverna Aroe Jari é outra parada obrigatória para quem visita a Chapada dos Guimarães. Embora fique localizada fora do Parque Nacional, é um local acessível ao público e possui muitas atrações interessantes, como inscrições rupestres e a exuberante Lagoa Azul. Quem conhece a caverna tem a certeza de estar visitando um daqueles locais únicos no planeta e que vem sendo preservado com êxito ao longo dos anos.

Por fim, a Cidade de Pedra é mais um destino que reserva surpresas aos viajantes. A formação de rochas pontiagudas e emolduradas se assemelha a ruínas de castelos medievais da Europa, mas oferece um pôr do sol bem brasileiro.

Ficou com vontade de conhecer esse destino impressionante? Confira os pacotes de viagem para a Chapada dos Guimarães.

Deixe um comentário

Close Menu