Skip to main content
search

Localizada na divisa entre Europa e Ásia, a Turquia é um país que reserva diversas atrações culturais e pontos turísticos de grande beleza. Sua capital, Ankara, possui quase cinco milhões de habitantes e todo o país conta com mais de 75 milhões de pessoas, dos quais a maioria segue a religião islâmica. A moeda oficial do país é Lira Turca.

Clima da Turquia

Por ser um país territorialmente grande e com altitudes variadas, a Turquia conta com clima bastante diversificado. No litoral mediterrâneo, por exemplo, ocorrem poucas chuvas e a temperatura se mantém agradável para passeios na praia, podendo variar entre 15°C (média no inverno) e até 30°C durante o verão. Porém, quando o inverno é bem rigoroso, os turcos podem enfrentar até cinco ou sete graus de temperatura.

A época de chuvas na região do Mediterrâneo ocorre entre novembro e fevereiro, ou seja, somente quatros meses no ano. Já na costa do Mar Negro, acontece o oposto: muitas chuvas e um cenário nada propício para aproveitar o dia. É fundamental conhecer o clima da Turquia para programar sua viagem e já se preparar para o que irá encontrar ao desembarcar.

Na região central do país, o clima fica muito mais seco e chega próximo ao que é encontrado nos principais desertos do mundo: dias quentíssimos e noites muito frias, inclusive com neve durante os invernos rigorosos.

Melhor época para visitar a Turquia

Quem tem o interesse de conhecer a cidade mais famosa do país, Istambul, deve se programar para viajar entre os meses de abril e maio. Nesta época, a cidade fica ainda mais bonita graças às tulipas que enfeitam as ruas e avenidas. Esta é considerada a alta temporada turca, mas se você deseja ter mais tranquilidade, entre setembro a outubro as temperaturas abaixam e o número de visitantes também.

Vale a pena reforçar que, entre maio e agosto, o dia na Turquia escurece um pouco mais tarde, por volta das 20h/20h30. Durante o mês de dezembro, entretanto, a noite pode chegar por volta das 16h/17h.

Pacotes de Viagem para a Turquia

Ficou com vontade de conhecer o país? A Adventure Club oferece diferenciados pacotes de viagem para a Turquia. Confira!

Deixe um comentário

Close Menu