Skip to main content
search
standup paddle no SPAventura

O SPAventura Ecolodge é um dos locais onde é possível praticar ecoturismo em SP.

Cidade que nunca dorme, selva de pedra, trânsito caótico, poluição constante… São Paulo virou sinônimo da metrópole gigante que dispensa a natureza e dá preferência ao cinza, aos prédios e ao intenso processo de modernização. Como reflexo, é muito difícil encontrar um morador da capital paulistana — ou de outras grandes cidades — que não sinta vontade de entrar mais em contato com a natureza. A boa notícia é que existem, sim, pontos perfeitos para fazer ecoturismo em SP.

A primeira dica de destino para os apaixonados por ecoturismo é Paranapiacaba. A região, que fica no município de Santo André, revela uma natureza incrível e que agrada todos os perfis de viajantes. Cachoeiras e trilhas preservadas em áreas de Mata Atlântica podem ser acessadas com ajuda de guias que fazem os trajetos mais conhecidos e que apresentam o local aos turistas. Vale a pena fazer a Trilha da Cachoeira Encantada, a Trilha do Lago de Cristal e a Trilha do Poço Formoso.

Outro ponto excelente para fazer ecoturismo em SP é o Parque Nacional da Serra do Mar. Compreendendo vários municípios paulistas, o parque existe desde 1977 e ostenta alguns números impressionantes:

– 332 mil hectares de tamanho;

– É a maior área de proteção integral de toda a Mata Atlântica;

– Abriga 20% de todas as espécies de aves brasileiras;

– Macuco, jacutinga, papagaio-de-cara-roxa são algumas espécies ameaçadas de extinção que podem ser encontradas no Parque Nacional da Serra do Mar.

Além disso, o local conta com cachoeiras, piscinas naturais, trilhas e cenários espetaculares.  A Trilha da Bica, por exemplo, possui 1,4 km de extensão e leva os turistas até a nascente do Rio Embu-Guaçu, que abastece a famosa Represa de Guarapiranga. A Trilha da Travessia é mais indicada para pessoas com bom preparo físico e muita disposição, uma vez que são 15 km por toda a serra do mar.

SPaventura Ecolodge em Ibiúna

Para completar a lista dos 3 pontos perfeitos para fazer ecoturismo em SP, destaque para o SPaventura Ecolodge, localizado em Ibiúna, no interior do estado. O local conta com uma infraestrutura incrível, instalada em uma área que faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo — uma região integrante da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica e que leva o reconhecimento da UNESCO.

O grande diferencial do SPaventura Ecolodge é a completa imersão na natureza: quem visita o local pode realizar caminhadas noturnas para admirar a natureza, além de se aventurar pela tirolesa, passear de bike, pescar e praticar standup paddle e waterline. Também é possível se divertir em caiaques infláveis, desafiar os amigos em partidas de vôlei e futebol ou, quem sabe, testar a pontaria em campeonatos de arco e flecha.

Passeio de Bike no SPAventura Ecolodge

Passeio de Bike no SPAventura Ecolodge.

Deixe um comentário

Close Menu