Skip to main content
search

As festas de aniversário no Brasil normalmente são marcadas por reuniões informais entre amigos e familiares, com comidas, bebidas, docinhos, presentes, música, bolo e parabéns. Tanto em grandes celebrações quanto em festas mais íntimas, esses “ingredientes” costumam estar presentes. 

Uma tradição comum nas comemorações de aniversário no Brasil é o aniversariante cortar o bolo de baixo para cima e entregar a primeira fatia para uma pessoa muito especial. E em outros países do mundo? Embora existam semelhanças com a nossa forma de celebrar, há também muitos aspectos bem diferentes dos quais estamos acostumados.

Antes de conferir como é a comemoração de aniversário em outros países, vamos a dois pontos importantes: como surgiu o costume de comemorar aniversários e qual a origem da famosa melodia “parabéns a você”. 

Quando surgiu o costume de comemorar aniversários? 

Segundo os antropólogos Ralph Linton e Adelin Linton em sua obra The Lore of Birthdays (A Sabedoria dos Aniversários, sem tradução em português), os aniversários começaram a ser comemorados no Egito Antigo, ou seja, por volta de 3000 a.C. Naquela época, as comemorações eram exclusivas dos faraós e deuses, porém, com o passar do tempo, o costume foi se estendendo aos romanos, que passaram a conceder esse privilégio ao imperador, à sua família e aos senadores.

Rituais pagãos e crenças mágicas deram início à maioria dos costumes das comemorações de aniversário. Em vista disso, nos primórdios do Cristianismo, a tradição foi extinta. Apenas no século IV d.C., quando a Igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo com a convenção do dia 25 de dezembro, ressurgiu o hábito de comemorar aniversários. 

Já no início do século XIX, as comemorações de aniversário passaram a ganhar as formas e simbolismos que vemos hoje, como o bolo, a vela, o convite, o parabéns, entre outros. 

Diferentes comemorações de aniversário ao redor do mundo

Mas aqui vale uma ressalva: o bolo e as velas foram herdados dos gregos. Eles faziam festas à deusa Artemis e colocavam velas sobre uma torta, como um símbolo à lua cheia, que, segundo a mitologia, era a forma com que a deusa se expressava. Na Idade Média, por razões não conhecidas, os alemães retomaram o hábito.

E o parabéns? 

A melodia “Parabéns a você” é uma adaptação da melodia Good Morning to All (Bom Dia a Todos, em português) criada pelas irmãs Mildred e Patricia Hill em 1875 nos Estados Unidos. A versão de aniversário surgiu por volta de 1925, se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil no final da década de 1930.

A versão brasileira da música foi decidida em um concurso da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, em 1942, que teve como vencedora a paulista Bertha Celeste Homem de Mello. 

As comemorações de aniversários pelo mundo 

Embora para nós, brasileiros, as comemorações de aniversários sejam sempre parecidas, com bolos, salgadinhos, doces e balões, em outros países do mundo as celebrações acontecem de forma diferente.

Confira algumas tradições de aniversário pelo mundo:

Índia 

Na Índia, são feitas oferendas aos deuses com mantras e energias positivas. Os hindus também realizam uma cerimônia, chamada mundun, no primeiro ou no terceiro aniversário de uma criança. Segundo a religião, o ato de raspar o cabelo leva para longe qualquer negatividade que possa ter sido trazida de uma vida passada, limpando o ser interior da criança e a protegendo de todo o mal. Depois que o cabelo é raspado, a cabeça é lavada em água benta, e uma mistura de cúrcuma e sândalo é esfregada para curar qualquer corte. 

Austrália 

A comemoração de aniversário na Austrália não é tão diferente da que temos no Brasil. Normalmente, as festas são decoradas com balões e serpentinas. As crianças comem um prato especial chamado fairy bread (“pão de fada”, em português), um pão coberto com manteiga e muito granulado colorido.

Povo Masai 

As tribos Masai são grupos étnicos de um povo seminômade que vivem no norte da Tanzânia e no Quênia. Os meninos Masai devem completar três ritos de passagem, começando por volta dos 14-15 anos, quando entram na idade adulta. Essa transição para a fase adulta é celebrada com a “Dança do Salto”, em que dançam durante horas, balançando para trás e para frente e pulando muito alto. 

Rapaz da Tribo Masai, na África

Egito 

O Egito não tem uma tradição tão forte de comemoração de aniversário como o Brasil e outros países. Porém, ainda assim, as festas costumam ser animadas, com música, dança e bolo de aniversário. A celebração, que reúne amigos e familiares, chama hafla. A decoração tem como base, principalmente, flores e frutas, elementos considerados símbolos de vida e crescimento. 

México 

As festas de aniversário no México têm presença garantida da piñata, um balão feito de papel machê pendurado a cerca de dois metros de altura. Dentro da piñata são colocados doces, e o aniversariante, de olhos vendados, deve acertá-la com um taco de madeira até que ela se parta e derrube todas as guloseimas no chão. O “Parabéns a você” mexicano chama-se Las Mañanitas e foi escrito na década de 1950. Outra tradição de aniversário muito no México é a Quinceañera, uma festa muito especial para as meninas que fazem 15 anos (como a nossa festa de debutante aqui no Brasil).

Piñata, elemento comum nas festas de aniversário mexicanas

Irlanda 

As festas de aniversário na Irlanda são celebradas como em muitos outros países do mundo: uma reunião de familiares e amigos, com comidas, bebidas, música e dança – neste caso, danças tradicionais irlandesas. Além das danças, uma tradição típica em algumas regiões da Irlanda é virar a criança de cabeça para baixo e encostar suavemente sua cabeça no chão em comemoração ao seu aniversário.

Noruega 

Os aniversários na Noruega, assim como no Brasil e em outros tantos países, são celebrados com músicas, presentes e bolos (geralmente, com sabor de chocolate ou de frutas com creme). Por se tratar de um país cuja gastronomia tradicionalmente se baseia nas matérias-primas disponíveis no país, com foco para a caça, pesca e pecuária, as comidas das festas são feitas a partir de frutos do mar e frutas frescas. Algo interessante sobre as comemorações da Noruega é que, quando o aniversário de uma criança ocorre durante o ano escolar, ela recebe uma homenagem especial durante a aula. 

Diferentes comemorações de aniversário ao redor do mundo

Japão 

No Japão, normalmente o aniversariante comemora seu dia com poucas pessoas em eventos mais íntimos e reservados. Os bolos normalmente são de frutas e não há docinhos nas mesas. Em vez disso, os japoneses costumam preparar alimentos mais saudáveis. O “parabéns a você” existe nas comemorações do Japão, mas é uma versão bem curta, com apenas quatro frases.

Gostou de saber como outras nacionalidades comemoram o aniversário? 

Você já teve a oportunidade de passar seu aniversário em outro país? Conta pra gente aqui nos comentários como foi a experiência!

E se quiser planejar uma viagem para celebrar seu dia em um lugar especial, conte com a Adventure Club, uma das primeiras agências de viagens do Brasil especializadas em turismo de natureza. Temos muitas programações incríveis que envolvem cultura, paisagens deslumbrantes, rituais, história e aventura.

Fale com um dos nossos consultores clicando aqui

Deixe um comentário

Close Menu