Skip to main content
search

O chá, segundo a lenda mais aceita, teve sua origem na China, em meados de 250 anos a.C., pelo imperador Shen-Nung, que acidentalmente descobriu a bebida. Um dia, quando estava fervendo água à sombra de uma árvore silvestre que balançava, algumas folhas caíram na panela do imperador, que resolveu provar a mistura e logo sentiu bem-estar e relaxamento.   

Ao longo dos anos, outros países foram incorporando a bebida à sua cultura e, hoje, como sabemos, muitos se destacam como bons produtores. O preparo dá-se pela infusão de folhas, flores e raízes da planta e geralmente com água quente, mesmo que muitas regiões o apreciem gelado. 

Chá, a bebida milenar

Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação e o contato com outras ervas, especiarias e frutos. A aventura emocionante e ilimitada da descoberta de chás e ervas nos proporciona inúmeros momentos de relaxamento e bem-estar, assim como provocou no imperador. 

Mas você conhece as propriedades de cada um?

1. Erva-mate

Popularmente conhecida como mate, congonha ou chimarrão, a erva, rica em antioxidantes e nutrientes, proporciona diversos benefícios à saúde, como ajuda no combate ao colesterol alto e ao risco de doença cardíaca.

2. Taioba

Planta verde-escura, cultivada e consumida especialmente na região de Minas Gerais, com sabor levemente parecido com o do espinafre. É altamente nutritiva – tem mais vitamina A que o brócolis e a cenoura – e ajuda a manter o bom funcionamento do intestino.

3. Alecrim

Além de ser um excelente estimulante digestivo, o alecrim traz muitos benefícios anti-sépticos. Seja por meio de suas flores ou de suas folhas, a erva é muito usada para acelerar o processo de cicatrização de feridas.

4. Boldo

Conhecido por seu gosto amargo e forte, essa é uma das plantas medicinais brasileiras mais populares. O chá ajuda a aliviar o mal-estar causado pelo consumo excessivo de bebida alcoólica e alimentos gordurosos, e dores de cabeça e cólica.

5. Arruda

As flores e folhas de arruda, muito conhecidas por ter um poder contra negatividade e mau-olhado, são grandes aliadas no tratamento de dores e inflamações. Seu aroma agradável é uma de suas principais características.

6. Carqueja

Planta medicinal brasileira extremamente popular e grande aliada na luta contra o sobrepeso e a obesidade, além de ser eficiente no controle da diabetes e alterações hepáticas. Seu chá tem sabor amargo, então é bastante consumida através de cápsulas.

Você tem o costume de tomar chás? Qual é o seu preferido?

Deixe um comentário

Close Menu