Skip to main content
search

Cenário de diversas belezas naturais, o Brasil conquistou mais um importante reconhecimento internacional: o de melhor país do mundo para ecoturismo. O título foi concedido pela revista norte-americana Forbes, uma das mais conceituadas publicações de negócios e economia do mundo. 

A lista, que classificou as 50 melhores nações para o ecoturismo, conferiu ao Brasil a nota de 94,9, bem à frente do segundo e terceiro colocados na avaliação: México (86) e Austrália (84), respectivamente.

Chapada Diamantina, na Bahia

Chapada Diamantina, na Bahia, é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.

Confira nossos roteiros para a Chapada Diamantina

Forbes elege Brasil como o melhor país do mundo para ecoturismo – saiba mais

Para fazer a avaliação, a Forbes considera o número de espécies de animais e vegetais encontrados no país, a porcentagem de terras protegidas e o número de lugares reconhecidos pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O ranking também se baseia no desempenho ambiental de cada país, determinado por fatores como qualidade do ar e emissão de CO2 (em toneladas per capita). 

O Brasil foi apontado como líder em biodiversidade entre todos os destinos avaliados, com mais de 43 mil espécies de animais e plantas. A plataforma ainda ressalta que 30% do território brasileiro está protegido e cita como exemplo o Complexo de Conservação da Amazônia Central, voltada à proteção de espécies ameaçadas de extinção, como o peixe-boi da Amazônia e o jacaré-açu. 

Confira nossos roteiros para a Amazônia

Amazônia, um dos lugares de maior biodiversidade do mundo

Patrimônio Mundial Cultural e Natural

Vale destacar que o Brasil é detentor de uma ampla lista de Patrimônio Mundial Cultural e Natural. Segundo o site oficial do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ao todo são 22: 14 Culturais, 7 Naturais (entre eles, o Complexo de Conservação da Amazônia Central, citado anteriormente) e 1 Misto (cultural e natural).

Por classificação, um “patrimônio natural é formado por monumentos naturais constituídos por formações físicas e biológicas, formações geológicas e fisiográficas, além de sítios naturais. Nele a proteção ao ambiente, do patrimônio arqueológico, o respeito à diversidade cultural e às populações tradicionais são objeto de atenção especial”, ainda de acordo com o IPHAN.

Leia também: 10 destinos no Brasil estão entre os mais sustentáveis do mundo

Serra da Capivara, no Piauí

Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, é considerado um Patrimônio Mundial Cultural brasileiro

Você costuma viajar pelo Brasil? Tem um destino que quer muito conhecer? 

Não restam dúvidas de que o Brasil é um país riquíssimo em termos de belezas naturais e culturais, não é? Os números estão aí para comprovar! 

E nós estamos aqui para te ajudar com as melhores programações. Somos especialistas em destinos de natureza e em oferecer roteiros que proporcionam experiências autênticas e transformadoras. Entre em contato com a nossa equipe e comece agora mesmo a planejar sua próxima viagem!

Deixe um comentário

Close Menu