Skip to main content
search

Texto escrito por Eliane Leite, diretora da Adventure Club

“É como sonhar de olhos abertos”. Se eu precisasse definir a aurora boreal, é assim que eu o faria. O espetáculo de cores no céu noturno é um verdadeiro presente para quem ama a natureza e quer construir lembranças marcantes.

O que é Aurora Boreal?

Indo além da minha definição — um pouco mais emotiva — sobre este fenômeno, a Aurora Boreal é resultado de explosões solares que atingem o campo magnético do nosso planeta.

Imagine a Terra envolta por este campo. Com essa camada protetora, fica mais fácil entender porque existe vida por aqui. Afinal, se os raios solares nos atingissem diretamente, não estaríamos vivos. Ou melhor, caso isso ocorresse, sequer existiríamos.

Quando as explosões naturais do sol são trazidas para o nosso planeta por meio dos ventos solares, elas atingem a magnetosfera e esse contato com os átomos da nossa atmosfera causa uma reação física e química. O resultado é o belo espetáculo que podemos ver em alguns locais do mundo e em períodos específicos.

Quando e para onde ir?

Para apreciar esse fenômeno fora do comum, é preciso se deslocar até países do Hemisfério Norte, como Islândia, Finlândia, Groenlândia, Noruega, Canadá, Rússia e Alasca (nos Estados Unidos).

O período propício para a visualização é entre o outono e inverno (de setembro a março), quando as noites são mais longas e o céu está mais limpo. Pesquise bastante sobre o destino desejado, a fim de escolher o melhor.

Islândia

Na Islândia, você irá se sentir em um filme. Além da aurora, um espetáculo à parte, o cenário é belíssimo e a arquitetura encanta com a delicadeza tão particular.

Groenlândia

Baleias, ursos polares, muskoxens e belezas incríveis estão na Groenlândia. Que tal optar por este local?

Noruega

Este é um dos destinos mais buscados por quem deseja ver a aurora boreal. Já imaginou conhecer a Noruega e poder ver baleias e o fenômeno solar no céu de inverno?

Canadá

Você sabia que existem muitos lugares no Canadá onde é possível avistar a aurora boreal? O melhor deles fica no território de Yukon, na cidade de Whitehorse, próximo ao Alasca.

Para observar o fenômeno, existem tendas e cabanas aquecidas, tudo para que a sua experiência seja a melhor possível!

Conte com o apoio da Adventure Club e venha viver essa aventura!

Deixe um comentário

Close Menu