Skip to main content
search

Aconcágua, a mais alta montanha do mundo existente fora do continente asiático. Local de desejo e fascínio para aventureiros de todas as partes do mundo, que não medem esforços físicos e mentais para essa prova máxima de resistência, superação e auto-conhecimento.

Todavia, para poder se aventurar e vencer o Aconcágua, os alpinistas devem estar atentos a uma série de dicas, assim como definir um planejamento meticuloso para que tudo transcorra da melhor maneira possível.

Para começar, especialistas garantem: o Aconcágua não é para iniciantes, uma vez que se trata de uma montanha bastante fria, a 6.962 metros acima do nível do mar, e que impõe grande dureza aos seus desafiadores.

Outra característica do Aconcágua é o tempo gasto, visto que, por ser uma escalada bastante longa, para maiores chances de sucesso, ela deve ser feita de maneira calma e bastante cuidadosa.

Outra dica muito importante dada por especialistas e aventureiros que venceram o Aconcágua é referente a experiência anterior, ou seja: para escalar o Aconcágua você já deve ter experiência anterior com alguma escalada em altitude ou ter realizado trekking de longa duração.

Essa experiência anterior é fundamental para você já saber, provisoriamente, como é o funcionamento do seu organismo em situações intensas, assim como o modo que seu corpo responde à altitude.

O treinamento anterior à expedição é também um fator decisivo. Treinamentos cardiovasculares, de intensidade, de resistência muscular, assim como o treino mental e a adoção de uma dieta específica para seu organismo, são fatores extremamente necessários para se chegar ao Aconcágua em plenas condições.

O estudo e o conhecimento da montanha também são muito importantes. Os aventureiros devem ter noção de que serão dias afastados de tudo, com foco e concentração em alcançar o objetivo.

Para isso, equipamentos em perfeito estado de conservação e funcionamento são essenciais, assim como o respeito à montanha e também aos seus limites pessoais de superação.

Deixe um comentário

Close Menu