Skip to main content
search

Estar na Serra da Capivara é presenciar o maior sítio arqueológico do mundo, além de vestígios de fogueiras que datam 50 mil anos e esqueletos com idade de 7 mil anos.

Serra da Capivara

O Parque Nacional Serra da Capivara foi considerado em 1991 pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade.

É de se imaginar que a paisagem nesse canto do Piauí é mais do que deslumbrante, é a possibilidade de entender na pele como o homem vivia na América quando não existia nem mesmo a roda. Resumindo, essa experiência é de arrepiar.

Quem escolher esse cantinho como destino, vai se deparar com chapadas, cânions, cavernas e a força da natureza que insiste em criar vegetação mesmo estando na caatinga nordestina.

Parque Nacional da Serra da Capivara, um dos Patrimônios Culturais da Unesco

Para que você aproveite ao máximo sua viagem, decidi listar os melhores lugares para serem visitados na Serra da Capivara. Tudo para que possa aproveitar cada minuto desse passeio no tempo, natureza e na história da humanidade.

Sítios Arqueológicos

Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1991, a Serra da Capivara esconde sítios arqueológicos escavados por pesquisadores e antropólogos de todo o mundo. Estampadas nos muros do Parque, as pinturas mais antigas têm 12 mil anos e representam rituais religiosos, animais, plantas, caça, sexo e até mesmo parto dos primeiros homens americanos.

Parque Nacional de Sete Cidades

Ali estão formações rochosas de mais de 190 milhões de anos, que quando observadas de longe, lembram figuras humanas e animais, como é o caso da Pedra do Elefante, Pedra da Tartaruga e de Dom Pedro.

As pinturas rupestres datam de 6.000 anos e são envoltas de lendas e mistérios que jamais serão descobertos. Alguns pesquisadores acreditam que os fenícios e egípcios foram os primeiros habitantes do local e que os Tupis chegaram ali ao saírem de Atlântida.

Desenhos pré-históricos na Serra da Capivara.

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é considerado, nada mais, nada menos, como a área arqueológica de maior importância do país.

O nome Sete Cidades faz com que os visitantes entrem nesses municípios imaginários criados pela ilusão de várias rochas agrupadas. Em seu interior é possível encontrar a Piscina dos Milagres, o Mirante de mais de 82 metros de altura, a Gruta do Catirina, Gruta do Pajé e o Dragão Chinês.

Museu do Homem Americano

Quem respira história ficará encantado com o Museu que reúne as descobertas e escavações mais importantes de todo o Parque da Serra da Capivara. Assim como a história do Homem Americano, seu surgimento, modo de vida e informações que só se pode conhecer ali.

A Adventure Club tem um roteiro exclusivo para quem quer aproveitar ao máximo o Parque Nacional e conhecer cada ponto deslumbrante do tesouro histórico piauiense.

Deixe um comentário

Close Menu