Skip to main content
search

A Antártica é um dos lugares que mais despertam a curiosidade dos viajantes apaixonados por aventuras e paisagens inóspitas. 

O continente, situado no polo sul, com uma área de aproximadamente 14 milhões de quilômetros quadrados, é conhecido como o continente dos superlativos: o mais austral, o mais frio, o mais seco e o mais ventoso de todo o nosso planeta. 

Antártica é o continente mais frio, seco e ventoso do planeta

Vamos juntos explorar essa região repleta de segredos geológicos, ecológicos e climáticos? Descubra a seguir sete curiosidades sobre a Antártica. 

Antártica: 7 curiosidades sobre o continente gelado

1. Terra sem dono

A Antártica é uma “terra sem dono”: oficialmente, nenhum país possui posse de qualquer parte da região. Desde 1961, o continente é regido por um acordo internacional, o Tratado da Antártida, que determina o uso do continente para fins pacíficos, fomenta a cooperação científica e proíbe novas reivindicações territoriais. Assinado por diversos países, o acordo promove a preservação ambiental e a pesquisa científica cooperativa em uma das regiões mais isoladas e fascinantes do mundo.

2. Não há população permanente

Devido às suas características climáticas rigorosas, a Antártica é o único continente do planeta que não possui moradores fixos, somente uma população temporária de cientistas nas estações de pesquisa que permanecem por lá alguns meses do ano para estudar temas como a vida marinha e o clima terrestre. Os cientistas são de diferentes nacionalidades como Estados Unidos, Argentina, China, Brasil, Austrália e África do Sul.

3. Temos lá uma base científica brasileira

A Base Científica Comandante Ferraz é o “lar” brasileiro na Antártica. A estação brasileira de pesquisa, construída em 1984 na Ilha Rei George, uma das muitas ilhas existentes no continente branco, é usada como base para estudos e pesquisas em diversas áreas, como biologia marinha, climatologia e geologia.

Um dos grandes atrativos da Antártica é sua fauna marinha

4. O lugar mais gelado do planeta

A menor temperatura da Terra foi registrada na Antártica. Oficialmente, o número marcado no termômetro foi de impressionantes -89,2ºC na estação russa Vostok, porém estudos revelam que o continente gelado já registrou -93 ºC no inverno polar. É por essa razão que a região pode ser visitada apenas durante os meses mais quentes do ano, que, ainda assim, são bastante gelados. As expedições em cruzeiros acontecem entre os meses de novembro e começo de março e devem ser planejadas com antecedência. 

Conheça nossos roteiros para a Antártica

5. Fauna rica em peixes, aves e mamíferos marinhos

A Antártica possui uma fauna rica em mamíferos marinhos, peixes e aves, sendo o pinguim-imperador a espécie mais emblemática do continente. A explicação para essa fauna bastante significativa, mesmo em condições tão adversas, é a abundância de alimento, principalmente do krill, um pequeno crustáceo presente no Oceano Austral. Importante ressaltar que, mesmo que alguns animais consigam sobreviver durante o inverno, muitos migram para outros locais à procura de alimentos e retornam somente quando a estação mais fria termina.

Pinguim-imperador, espécie emblemática da Antártica

6. O maior deserto do mundo

Continuando a nossa lista de curiosidades sobre a Antártica, vem aí uma que, para alguns, pode soar estranha: apesar de seu vasto manto de gelo, a Antártida é caracterizada como o maior deserto do mundo. Isso acontece em razão de seu baixo índice de precipitação anual, que, somado às condições áridas e extremamente ventosas, contribui para um ambiente tão ou mais seco do que muitos desertos quentes.

7. Além do turismo contemplativo

A Antártica é um destino espetacular para o turismo contemplativo. Tanto de dentro do navio quanto nos desembarques feitos durante a expedição, os visitantes podem observar as magníficas paisagens e a fauna local, formada por pinguins, elefantes-marinhos, pássaros e outros animais. Mas o que nem todo mundo sabe é que a Antártica oferece muitas atividades interessantes e diferentes como passeios de caiaque, workshops de fotografia e astronomia, trekkings e até mesmo acampamento no gelo. 

O grande continente branco oferece muitas experiências diferentes

Gostou de saber mais sobre o grande continente branco?

Junte-se à Adventure Club, agência de viagens especialista em destinos remotos de natureza, e viva uma experiência inesquecível na Antártica – o continente mais frio, seco, ventoso e, talvez, fascinante do nosso planeta!

Deixe um comentário

Close Menu