Adventure Club
+55 11 5573-4142
Blog / Ecoturismo

7 viagens para o feriado do dia 12 de outubro

set, 08

O feriado 12 de outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida e também Dia das Crianças –, em 2021 irá cair em uma terça-feira, mais um feriadão de quatro dias, que naturalmente faz com que os destinos turísticos fiquem bem concorridos. 

Mas, além desse movimento já esperado, muitas escolas programam uma miniférias durante toda a semana em comemoração ao Dia do Professor, 15 de outubro. Por isso, o ideal é já começar a planejar essa escapada. E melhor ainda se for em lugares mais isolados em meio à natureza. 

Acompanhe nossas dicas de 7 destinos brasileiros para curtir o feriado junto com a família, com os amigos ou até mesmo na própria companhia!

1. Parque do Cantão, no Tocantins

Quando pensamos em viajar para o Tocantins, o primeiro destino que costuma vir à nossa mente é o Jalapão, afinal esse é um dos lugares mais famosos do estado e até mesmo do Brasil. No entanto, existe outra joia tão exuberante quanto, mas ainda pouco explorada pelos brasileiros: o Parque Estadual do Cantão. 

Parque do Cantão, Tocantins, um dos lugares para viajar no feriado de 12 de outubro

Devido à sua localização privilegiada (em uma zona de transição entre três biomas brasileiros: Amazônia, Pantanal e Cerrado), o local conta com uma riquíssima biodiversidade. A fauna e a flora são caracterizadas pelas variadas espécies, podendo ser encontrados jacarés, veados, botos, ariranhas e mais de 500 espécies de aves. Quer conhecer esse destino?

E se contarmos que você pode conhecer os dois destinos em uma única viagem? Jalapão e Parque do Cantão para o feriado 12 de outubro. Confira detalhes do roteiro aqui

2. Serra do Roncador, no Mato Grosso

O nome Serra do Roncador, um tanto quanto curioso, é em alusão ao encontro do vento da região com os imensos paredões, originando um som que lembra o ronco de alguém em seu mais profundo sono. Tão curioso quanto a forma como é chamado, é tudo que esse destino proporciona aos seus visitantes.

Serra do Roncador, Mato Grosso, um dos lugares para viajar no feriado de 12 de outubro

Um lugar recheado de histórias, lendas, fábulas, misticismo, mas, acima de tudo, uma beleza sem igual. Tem uma grande riqueza biológica com diversos tipos de animais, como anfíbios coloridos, besouros, mamíferos, aves e tipos originais de plantas, além de cavernas, inscrições rupestres, imponentes rochas e lagos subterrâneos da mais surpreendente cor azul turquesa. 

Quer aproveitar o feriado de 12 de outubro para conhecer a Serra do Roncador? Nós garantimos que diferentes desafios e aventuras não faltarão! Confira detalhes do roteiro aqui

3. Serra do Cipó, em Minas Gerais

A Serra do Cipó, localizada no interior do estado de Minas Gerais, é um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo. Sua história geológica é complexa e data do período pré-cambriano, com suas rochas arenosas que foram formadas por depósitos marinhos há mais de 1,7 bilhões de anos. A diversidade da sua vegetação é altíssima. Sua fauna é representativa e abriga espécies ameaçadas de extinção. 

Serra do Cipó em Minas Gerais, um dos lugares para viajar no feriado de 12 de outubro

Para preservar este patrimônio natural, foi criado o Parque Nacional da Serra do Cipó e a APA (Área de Proteção Ambiental). São ao todo 100.000 hectares de cerrados, campos rupestres e matas, além de rios, cachoeiras, cânions, cavernas, sítios arqueológicos preservados e muitos esportes de aventura. Já imaginou desbravar cada pedacinho da região junto com amigos ou familiares?

Venha descobrir tudo o que o nosso roteiro para a Serra do Cipó tem a oferecer. Confira detalhes do roteiro aqui

4. Aparados da Serra, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul

O Parque Nacional de Aparados da Serra é uma unidade de conservação de proteção da natureza, localizado na Serra Geral, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É conhecido por seus impressionantes cânions — principalmente o Itaimbezinho, o mais famoso de todo o Brasil!

 

Aparados da Serra em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, um dos lugares para viajar no feriado de 12 de outubro

E se essa atração por si só já seria o suficiente para garantir uma viagem incrível para curtir o feriado, agora imagine todo o restante que a região tem para oferecer: passeios de bicicleta, escaladas, trilhas ecológicas, florestas de araucárias, cachoeiras e riachos, além de excelentes opções de hospedagem. 

Saiba mais sobre o nosso roteiro para Aparados da Serra e embarque em uma experiência inesquecível em meio à natureza. Confira detalhes do roteiro aqui

5. Serra do Espinhaço, em Minas Gerais e Bahia

Nossa próxima dica é para quem quer viver uma experiência diferente de pedal em um destino de natureza, cheio de cachoeiras, rios, cânions, lagos e formações rochosas muito antigas. O intuito é conhecer alguns dos lugares mais incríveis da Serra do Espinhaço, uma cadeia montanhosa que se estende entre os estados de Minas Gerais e Bahia. 

Serra do Espinhaço em Minas Gerais e Bahia, um dos lugares para viajar no feriado de 12 de outubro

A cidade de Diamantina e seus arredores são maravilhosos e repletos de atrações deliciosas, como o Parque Estadual do Biribiri, com suas belas cachoeiras. Outro ponto de visita será um santuário escondido nas montanhas intocadas da Serra do Espinhaço, em uma Unidade de Conservação muito especial, chamada de APA das Águas Vertentes. 

Aventura, pedal, cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego marcam essa experiência. Que tal explorar a Serra do Espinhaço de bike? Confira detalhes do roteiro aqui

6. Pirenópolis, em Goiás

A cidade de Pirenópolis, distante 150 km de Brasília, é uma escolha certeira para aqueles que desejam descansar e recarregar todas as energias em um ambiente cercado de natureza. O destino abriga diversas cachoeiras, serras, uma vasta vegetação do Cerrado e reservas ambientais a maior delas é o Parque Estadual dos Pireneus, que se estende nos municípios de Pirenópolis, Corumbá e Cocalzinho de Goiás.

Pirenópolis em Goiás, um dos lugares para viajar no feriado de 12 de outubro

Além de seu grande potencial para o ecoturismo, Pirenópolis guarda riquezas históricas e culturais muito preservadas. Andando pela cidade, você pode observar suas ruas de pedras delicadamente talhadas e ornamentadas por requintados casarões históricos e igrejas de valor inestimável. 

Prontos para embarcar em uma experiência riquíssima? Clique aqui para ter todos os detalhes do nosso roteiro para Pirenópolis. Confira detalhes do roteiro aqui

7. Estrada Real, em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo

A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.

Estrada Real em MInas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, um dos lugares para viajar no feriado de 12 de outubro

O Caminho dos Diamantes tinha a intenção de conectar a sede da Capitania, Ouro Preto, à principal cidade de exploração de diamantes, Diamantina. Em 1729, as pedras preciosas de Diamantina ganharam destaque nas economias brasileira e portuguesa. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região.

Vem descobrir tudo sobre o nosso roteiro Estrada Real: Caminho dos Diamantes. Confira detalhes do roteiro aqui

Gostou das nossas dicas de viagens? 

Opções de passeios na natureza não faltarão para a sua programação do feriado de 12 de outubro. Entre em contato conosco para já começar a planejar essa experiência junto com os amigos ou familiares!



Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você também pode gostar de ler

    Fale por Whatsapp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.