Skip to main content
search

Parques Nacionais, ou PARNA, são unidades de conservação que têm o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande importância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades voltadas ao turismo ecológico.  

No Brasil, os Parques Nacionais são geridos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. São mais de 70 parques espalhados por todo o país – destes, 42 estão abertos à visitação. 

Talvez um fato curioso para muitos é que os Parques Nacionais têm datas comemorativas. No mês de junho, comemoramos o aniversário de quatro deles. Quer saber quais são?

Conheça os 4 Parques Nacionais do Brasil que fazem aniversário em junho

Parque Nacional de Anavilhanas, Amazônia (02/06)

O Parque Nacional de Anavilhanas, localizado no coração da Amazônia, faz aniversário no dia 02 de junho. Sua principal característica são as ilhas fluviais que formam o segundo maior arquipélago fluvial do mundo – o arquipélago de Anavilhanas. 

Parque Nacional de Anavilhanas, na Amazônia

O Parque está aberto o ano todo, porém, de acordo com o nível das águas, seu cenário muda completamente. Na época de seca (de setembro a fevereiro), as atrações ficam por conta das belas praias de areias brancas. Na cheia (de março a agosto), os igapós ganham o cenário e oferecem aos visitantes passeios de barco por dentro das florestas alagadas.

Em qualquer época, pode-se visitar o Flutuante dos Botos, fazer trilhas terrestres, apreciar a fauna e flora, banhar-se nas águas do rio Negro, visitar comunidades tradicionais ribeirinhas e conhecer o belo artesanato do município de Novo Airão, porta de entrada para conhecer o Parque. 

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Maranhão (02/06)

Também no dia 02 de junho, temos outro Parque Nacional de grande importância fazendo aniversário: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. Esse é o principal destino turístico do estado e sem dúvidas um dos lugares mais fascinantes do país.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão

Com 155 mil hectares, o Parque está inserido no bioma Cerrado, mas tem forte influência da Caatinga e da Amazônia – dado que oferece à região uma rica biodiversidade. Suas enormes dunas de areia branca e as lagoas temporárias, de tons verdes e azuis, que se formam durante o período de chuvas fazem do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses um local de beleza singular. 

As visitas podem ocorrer o ano todo, mas a melhor época é entre junho e setembro (após as chuvas), quando as lagoas ficam cheias. De qualquer forma, sendo alta temporada ou não, a paisagem dos Lençóis Maranhenses nunca decepciona e proporciona uma experiência mágica e inesquecível!

Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí (05/06)

O Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, abriga a maior concentração de sítios arqueológicos do Brasil e um dos mais relevantes das Américas. Devido à sua importância arqueológica, em 1991, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí

Além de guardar riquezas dos nossos antepassados, este verdadeiro museu a céu aberto é repleto de montanhas, vales, cânions, cavernas e uma flora que se destaca principalmente pela Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro. 

Para quem busca contato com história e natureza, a Serra da Capivara é uma experiência e tanto. Algumas atividades possíveis de serem feitas por lá são: observação da fauna e flora, caminhadas ecológicas, passeios de bike, rapel, visitas a cavernas e a grutas. No dia 05 de junho, o Parque Nacional Serra da Capivara está em comemoração.

Parque Nacional do Monte Roraima, Roraima (28/06)

O Parque Nacional do Monte Roraima, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, faz aniversário no final de junho, dia 28. O objetivo do Parque é proteger amostras dos ecossistemas da Serra Pacaraima, assegurando a preservação da sua biodiversidade. 

Parque Nacional do Monte Roraima, na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela

Trata-se de um dos locais mais antigos do planeta, um dos pontos mais altos do Brasil e a maior montanha plana do mundo. Justamente por seu formato – um relevo em forma de mesa –, ao qual se dá o nome de Tepui, há diversas atrações em seu topo, como mirantes, campo coberto por cristais e piscinas naturais. 

Para quem deseja fazer o trekking no Monte Roraima, a recomendação é um bom preparo físico e gosto por aventura. Leva-se em média um dia e meio para chegar ao cume e um dia para descer. O que varia é o tempo que se passa lá em cima – há trekkings de 6, 8, 9 e 10 dias.

Você já conhece ou tem vontade de conhecer algum dos Parques Nacionais aniversariantes de junho? 

Podemos te ajudar com tudo que você precisa: melhores roteiros, passeios, informações, dicas e sugestões de cada um deles. Entre em contato com a nossa equipe de especialistas clicando aqui.

Deixe um comentário

Close Menu