Skip to main content
search

Situada na região central da Bahia, a Chapada Diamantina recebe milhares de turistas por ano. A busca por trekking e mergulhos em cachoeiras, grutas e poços são as atrações mais procuradas.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem mais de 1.520 quilômetros quadrados e esconde belezas de tirar o fôlego, exploradas em sua maioria por trilhas pouco demarcadas, que nos levam à piscinas naturais e pedras mirantes com uma visão privilegiada das formações rochosas e do pôr do sol.

Vale do Capão

Um dos locais preferidos para a prática de trekking, o Vale do Capão tem trechos difíceis de serem cruzados, travessia de córregos e campos como Rio Preto e Gerais do Vieira.

É ali também que está localizado um dos cartões postais mais famosos da Chapada, o Morro do Pai Inácio, ponto de observação da paisagem de mais de 1000 metros de altura e visão em 360º. No entanto, para chegar até lá é preciso enfrentar uma subida íngreme de cerca de 300 metros.

vista da Chapada Diamantina

Chapada da Diamantina localizada na Bahia.

Poço Azul

Águas cristalinas que ficam azuladas sempre que os raios de sol atravessam uma pequena fresta na rocha da gruta e iluminam até mesmo o fundo, com formações de rochas que deixam o cenário ainda mais paradisíaco.

Os meses em que o sol entra direto pela fenda são entre fevereiro e outubro, sempre nas primeiras horas da tarde. O melhor é que os visitantes podem aproveitar para flutuar na piscina natural e receber toda a energia que emana das águas da Chapada Diamantina.

Para chegar até lá é preciso uma caminhada de 16 quilômetros pelo Vale do Pati. Ao todo são 25 metros de travessia pelo rio, 4 quilômetros na Ladeira do Império e 12 quilômetros de descida por Andaraí. Detalhe, esse último trajeto não tem uma única sombra no caminho.

Cachoeira da Fumaça e Riachinho

A cachoeira parece uma fina cortina de água, que em sua extensão desaparece por conta de sua ampla queda. Quem conhece o Vale do Capão faz a trilha de cerca de 6 quilômetros que leva até a cachoeira, que é vista do alto.

Os apaixonados pela vazão nas cachoeiras têm na Cachoeira do Riachinho mais de 8 metros para serem contemplados. O melhor é que suas águas formam piscinas naturais que ajudam a refrescar o calor no verão.

Gostou das dicas e quer conhecer a Chapada Diamantina? Acesse a Adventure Club, são roteiros exclusivos para te ajudar a explorar os melhores pontos da região.

Deixe um comentário

Close Menu