14 a 16/02: Bonito
Dias dedicados aos seguintes passeios (incluídos):
Gruta de São Miguel
A Gruta de São Miguel possui, aproximadamente 270m de extensão, distribuídos em uma área de 3.149m². Enquanto aguarda-se o momento do passeio, sugerimos observar pássaros, assistir a um vídeo ilustrativo do local que está disponível para tal. O acesso às Grutas é feito por uma trilha suspensa, em meio ao cerrado, com vista para as copas das arvores e paradas em mirante para observação de pássaros. Já dentro da caverna, formações calcáreas transpiram os mistérios e revelam parte da história do local. Por ser uma cavidade seca, pode-se caminhar ao lado das formações de espeleotemas: estalactites, estalagmites e travertinos, todos elas esculpidos pela natureza, ao longo de milhões de anos. Depois de vivenciarmos momentos de êxtase e contemplação, inicia-se a viagem de volta para o Centro de Visitantes, passando por uma pequena trilha dentro da mata.
O que levar: tênis ou sapato fechado e roupas leves. Proibido chinelos.
Estância Mimosa – (A)
Todo charme de uma típica fazenda sul-matogrossense. Após nos encantarmos com a casa-sede e toda a sua estrutura, partimos para uma agradável caminhada pela mata ciliar do Rio Mimoso. Em uma autêntica experiência de ecoturismo, o passeio é acompanhado por um guia local especializado. O lugar oferece trilhas interpretativas, através das quais passamos por sete cachoeiras de tamanhos e formas variadas, com excelentes locais para banho em piscinas naturais. São várias as atrações: passarelas suspensas, pequenas grutas, mirantes com vista para a morraria da Serra da Bodoquena e uma plataforma de salto com 6m de altura que transforma o passeio em uma aventura inesquecível. E é indicado para qualquer idade. Uma parte do trecho é realizado em barco a remo. Almoço incluído.
O que levar: roupas leves, protetor solar e repelente.
Passeio de Bote no Rio Formoso
Realizado em botes infláveis, por um dos principais rios da região, num percurso de 6km. Passaremos por três cachoeiras e duas corredeiras, com uma parada para banho de aproximadamente 20 minutos. Durante o percurso, vamos contemplar a fauna e a flora às margens do rio, até o desembarque na Ilha do Padre. Nesta ilha, iremos usufruir da completa infraestrutura do local, que oferece vários decks e cachoeiras para banho, além de sanitários, vestiário, bar, lanchonete e restaurante. O passeio de bote é indicado para todas as idades. Colete salva-vidas está incluso.
Mergulho superficial no Rio da Prata / Buraco das Araras – (A)
O passeio de flutuação no Rio da Prata é realizado com o acompanhamento de um guia especializado. Para chegar à nascente do Rio Olho D’água, iniciamos com uma agradável caminhada pela mata ciliar do Rio da Prata, através de uma trilha interpretativa. Durante o percurso, veremos inúmeras árvores centenárias, orquídeas, bromélias, e avistararemos diversas espécies de mamíferos como: quati, macaco prego, queixada, seriema, cotia, tamanduá e diferentes espécies de aves que habitam no local. Ao chegarmos na nascente do Rio Olho D’Água – uma imensa piscina natural de águas cristalinas – faremos nossa adaptação e treinamento para uso da máscara e do snorkel para a realização da atividade. O guia nos ajudará a nos equiparmos para a exploração dos arredores. Após essa preparação, inicia-se o passeio de flutuação. A suave correnteza nos leva placidamente por um passeio em um mundo subaquático, habitado por dezenas de espécies de peixes e plantas marinhas. São cerca de 2km de percurso, até o encontro dos rios Olho D´Água e o Rio da Prata. Aqui, teremos a opção de escolher entre continuar flutuando ou embarcar em um pequeno barco de motor elétrico. O passeio de flutuação no Rio da Prata tem duração em torno de 4hs. Almoço incluído.
Em seguida, saída para passeio ao Buraco das Araras, onde seremos divididos em grupos de no máximo 10 passageiros. Acompanhados de guias de turismo e monitores ambientais, iniciaremos o percurso de aproximadamente 900m que nos levará até uma das maiores dolinas – caverna subterrânea calcárea, envolta por águas cristalinas – do Brasil. Durante o trajeto, pode-se observar a vegetação e fauna típica do cerrado. A contemplação é feita a partir de dois mirantes, instalados na beira do abismo. Veremos, também, o voo das araras e das outras aves que habitam o local, como curicacas, carcarás, urubus, pássaros-pretos, gralhas, papagaios, periquitos e, eventualmente, o acauã e o gavião-pato.
Gruta de São Mateus (durante o período em que a Gruta do Lago Azul está fechada)
O passeio na Gruta de São Mateus é completo e proporciona conhecer uma gruta com diferentes formações rochosas, diversas estalactites, estalagimites, corais, cortinas e colunas. Faremos uma linda caminhada em seu interior, através de uma trilha suspensa, que nos leva até a entrada da caverna. Vamos conhecer mais sobre a história da cidade, em uma agradável palestra. Visitaremos, além da Gruta de São Mateus, o museu que possui um acervo de objetos históricos e uma variedade de animais empalhados. Ao final do passeio, vamos admirar a cidade toda, com a privilegiada visão proporcionada do alto de um morro.
Obs: a ordem de realização dos passeios poderá ser alterada
Incluso:Café da manhã