Skip to main content
search

A terra é o elemento que dá forma às coisas; é sólida, firme e consistente. Pode ser simbolizada pelas formações rochosas, pedras preciosas e construções ao longo dos anos. Representa aquilo que pode ser visto com os olhos e tocado pelas mãos, portanto está relacionada à certeza, à clareza e ao embasamento.

Esse elemento frio e seco é símbolo de existência, criação, compartilhamento e história: é ter contato com uma comunidade e aprender sobre os seus costumes, visitar um sítio arqueológico e conhecer os seus antepassados, caminhar por um deserto, e ainda assim encontrar ali diversas manifestações de vida, e provar uma culinária local e logo sentir-se parte daquela cultura.

Ao viajar com o Elemento Terra, você embarca em experiências de conhecimento, conexão e descobertas…

Sítios Arqueológicos, viajando com o elemento Terra

Sítios Arqueológicos

Sítio arqueológico é um local ou um grupo de locais onde foram encontradas e preservadas evidências de ocupação humana, seja muito antiga ou mais recente, sobre a superfície do solo ou enterradas. Mas, claro, não é qualquer lugar com vestígios que são registrados como sítios arqueológicos; somente os que apresentam relevância para a compreensão da história da humanidade.

Há muitos sítios arqueológicos pelo Brasil – de acordo com o IPHAN, já existem mais de 20 mil registrados – e pelo mundo, sendo os mais conhecidos os sítios históricos, abrigados, a céu aberto e geoglifos. Ao investigar um sítio arqueológico, o arqueólogo busca entender como a região foi ocupada e estudar as sociedades, trazendo ao presente as histórias e os personagens desse cenário.

Visitar um sítio arqueológico é uma verdadeira viagem no tempo, é uma imersão histórica. Experiência imperdível não somente para estudiosos da área, mas também para aqueles que se interessam e desejam saber sobre os povos primitivos e conhecer a fundo a nossa origem e todos os parágrafos da nossa história.

Comunidades, viajando com o Elemento Terra

Comunidades

Ao embarcar rumo a uma experiência dentro de uma comunidade, você está se dando a chance de conhecer de perto uma cultura diferente, de ter contato com um mundo repleto de novos sabores, hábitos e pensamentos e de conhecer o lugar de uma forma muito mais autêntica e genuína.

Em muitas comunidades, não existe sinal de celular nem energia elétrica. A conexão é outra: um laço que uma vez criado nunca mais é esquecido. Esse é um dos maiores aprendizados em viagens, e que talvez nenhuma outra experiência seja capaz de oferecer. São dias de imersão cultural, em que é possível se sentir parte integrante da comunidade.

Esse tipo de viagem, vale o destaque, oferece um impacto social positivo. Ao visitar uma comunidade, você incentiva o trabalho local, na maioria das vezes ensinado de geração em geração, aprende particularidades da culinária local e conhece características individuais e coletivas que fazem parte daquela população.

Gastronomia, viajando com o Elemento Terra

Gastronomia

Provar o sabor de uma gastronomia local, muitas vezes bem diferente de tudo que você já havia experimentado, é garantir que essa experiência fique guardada para sempre em um lugar muito especial de sua memória. Quantas vezes você provou algo e nunca mais encontrou um sabor igual ou sequer parecido?

A sorte é que, por mais que nós talvez provemos um sabor uma única vez, sempre terá outro lugar que nos fará experimentar outro sabor diferente e assim por sequência a cada nova viagem. É este o maior prazer dos amantes de uma viagem gastronômica: viver a cultura daquele local através de sabores, cheiros e novas sensações.

Mercados, feiras, restaurantes – dos clássicos aos contemporâneos -, cafés, docerias… Talvez você esteja lendo aqui e já se imaginando naquela viagem em que provou mil e um sabores ou pensando qual será a próxima experiência que te fará vivenciar a gastronomia e todos os aspectos que englobam o ritual de uma saborosa refeição.

Nos acompanhe também nas redes sociais para ficar por dentro dessa viagem com os elementos da natureza. Aguarde as próximas experiências e uma grande surpresa que vem aí…

Deixe um comentário

Close Menu