Skip to main content
search

Você já parou para pensar como alguns momentos ficam tão bem guardados em nossa memória de forma que, mesmo depois de muito tempo, ainda podemos revivê-los e senti-los como na ocasião? O segredo está na forma como aguçamos e trabalhamos os nossos cinco sentidos – tato, paladar, audição, olfato e visão – no decorrer de nossas vidas. 

Esses sentidos são fundamentais para compreendermos tudo o que acontece no ambiente ao nosso redor. Para captar essas informações, nosso organismo conta com receptores sensoriais, que recebem o estímulo e transformam-no em impulsos nervosos, que serão interpretados pelo sistema nervoso.

Explorar os 5 sentidos pode deixar suas viagens ainda mais marcantes

Um simples aroma, sabor ou toque pode parecer não ter nenhum grande impacto no momento, mas ações sensoriais são as maiores responsáveis por grandes momentos de nossas viagens. É só parar para pensar… De uma experiência inesquecível, as melhores recordações são relacionadas a algum dos cinco sentidos.

Para realmente sentir o lugar em que você está e viver cada segundo de uma forma especial, é preciso mergulhar em cada sensação que a vivência local oferece com total atenção e presença. Esse processo pode começar até mesmo no pré-viagem, no momento de fazer as malas, e no pós-viagem, ao ver uma foto ou um vídeo. 

1. Tato

Embora esse sentido esteja muitas vezes relacionado com as mãos, o tato envolve qualquer tipo de sensação experimentada pela pele. Ao separar peça por peça de roupa e colocar tudo dentro da mala, pegar a passagem ou o roteiro pronto para partir para a tão sonhada viagem, sentir o lençol macio da sua nova cama nos próximos dias ou a água gelada do mar molhando seus pés.

Viagem sensorial com o Tato

2. Paladar 

Com o paladar, você se transporta a um outro universo e a uma outra cultura. Ao experimentar uma comida típica em uma feirinha gastronômica, provar um chá de ervas da região, desfrutar um prato clássico do restaurante que você planejava conhecer e apreciar sabores totalmente novos ou já familiares, as papilas gustativas decodificam o sabor e enviam as informações para o cérebro. 

Viagem sensorial, com o Paladar

3. Audição 

A audição é o primeiro sentido a se desenvolver, talvez seja por isso que nossa memória guarde tão bem os sons que marcam nossas vidas. Seja uma banda local se apresentando – seus instrumentos musicais e seu sotaque, o som dos gravetos se quebrando e dos pássaros cantando no percorrer de uma trilha ou o barulho das águas do mar agitado.

4. Olfato 

O ser humano tem a capacidade de sentir até um trilhão de cheiros diferentes e, dentre esse número gigantesco de possibilidades, você se lembra com carinho do cheirinho do café logo pela manhã, do aroma das especiarias de um mercado local, de um perfume de alguém especial que estava com você e do cheiro da natureza quando você se sentou para contemplar a paisagem. 

Viagem sensorial, com o Olfato

5. Visão 

Os adultos costumam piscar 20 vezes por minuto, em média, para umidificar e limpar os olhos. Mas quantas vezes você não quis parar de piscar para não perder um milissegundo que seja de um momento tão esperado? Ao avistar aquele lugar com o qual vinha sonhando, se deparar com diferentes espécies de animais e plantas, ver a arte e a cultura local e registrar e guardar tudo o que vivenciou em uma espécie de memória fotográfica. 

Viagem sensorial, com a Visão

E aí, você se viu em algum ou em vários desses momentos? 

Conte com a Adventure Club para programar sua próxima viagem e explorar ainda mais os seus sentidos. De pequenas escapadas a viagens maiores, temos muitos roteiros e experiências que farão você se conectar com o lugar e com a cultura local e aproveitar cada momento de uma forma única e especial. 

Deixe um comentário

Close Menu