Skip to main content
search

O turismo regenerativo não é apenas um modelo de viagem que vem se destacando, mas sim uma revolução na forma como as pessoas veem e experimentam o mundo.

Muito além da conservação e redução de impactos, esta modalidade tem como objetivo a regeneração e a reparação dos danos causados, levando em consideração a natureza, a sociedade, a economia e a política local. 

O turismo regenerativo busca de forma harmoniosa trazer benefícios tanto para os viajantes e o destino quanto para a comunidade anfitriã. Algumas das ações incluem o cuidado com o ecossistema local, a geração de empregos e melhores condições de trabalho para as comunidades, além da promoção de uma conexão mais profunda entre os viajantes e os lugares que estão visitando. 

Turismo regenerativo: conheça essa tendência

Turismo Regenerativo x Turismo Sustentável

Embora tenham relação, o turismo regenerativo e o ecoturismo ou turismo sustentável têm propostas diferentes. Enquanto os dois últimos têm como objetivo causar o mínimo possível de impacto ao meio ambiente, o primeiro busca a restauração ecológica, a integração social e a revitalização das culturas.

Como praticar o turismo regenerativo 

Imagine viajar não apenas para descobrir lugares, mas para transformar esses locais e a si mesmo enquanto viajante e pessoa. É isto que o turismo regenerativo proporciona – uma oportunidade de colaborar com o destino e a comunidade local, vivenciando experiências que sejam enriquecedoras para os dois lados (para o viajante e para as pessoas locais).  

Praticar o turismo regenerativo envolve, principalmente, o respeito pelo destino, a valorização da comunidade local e a adoção de práticas sustentáveis.

Para isso:

1) Escolha destinos regenerativos: ao planejar sua próxima viagem, busque por destinos que tenham iniciativas de turismo regenerativo. Mais abaixo, você irá descobrir alguns dentro do Brasil.

2) Respeite a cultura e a natureza: ao chegar ao local, respeite as tradições locais e a natureza. Esteja de coração aberto para se conectar com as pessoas e contribuir com a preservação ambiental. 

3) Apoie a economia local: compre produtos locais e artesanato como lembranças, como maneira de experimentar a cultura de forma mais autêntica e ajudar a manter a renda da comunidade.

4) Participe de atividades com impactos positivos: escolha atividades que tenham um impacto positivo na comunidade local e no meio ambiente, como passeios com guias que compartilham conhecimentos sobre a fauna e flora da região ou festividades que promovam e valorizem a cultura local. 

5) Use meios de transporte mais sustentáveis: caminhadas, bicicletas ou transporte público devem ser a prioridade. Deixe os carros como última opção. 

6) Aproveite a culinária local: saboreie a culinária local e evite cadeias de restaurantes internacionais. Essa escolha não apenas fortalece os negócios locais, como também permite que você prove sabores autênticos.

Conheça 9 hotéis e pousadas que se destacam pelo Turismo Regenerativo

Amazônia: Anavilhanas Jungle Lodge

No coração da floresta amazônica, o Anavilhanas Jungle Lodge convida seus visitantes a mergulharem em uma experiência de turismo de base comunitária, vivenciando o dia a dia das comunidades ribeirinhas, cujas principais fontes de renda são a pesca, a agricultura e o artesanato. Além de muito charmoso e sofisticado, o hotel se destaca pelo seu envolvimento ativo com a população local, contribuindo para a reforma de uma escola, acompanhando as atividades educacionais e introduzindo iniciativas sustentáveis, como a instalação de energia solar e a oferta de merendas saudáveis. O hotel também transforma 100% dos resíduos orgânicos de sua cozinha e bares em adubo, impulsionando assim a agricultura orgânica e regenerativa na região. 

Anavilhanas Jungle Lodge, na Amazônia

Crédito da imagem: Anavilhanas Jungle Lodge

Itacaré: Barracuda Beach Hotel

O Barracuda Beach Hotel oferece um novo conceito de hospedagem em Itacaré. Criado pelo mesmo grupo que está por trás do Vila Barracuda, um boutique hotel que faz parte da comunidade desde 2013, a nova propriedade é um refúgio em total integração com o ambiente local, proporcionando aos visitantes uma profunda conexão com a natureza e as pessoas que os recebem. No hotel, há uma prática diária dedicada à regeneração dos recursos naturais – o projeto Rumo ao Lixo Zero. Também é incentivada a redução do uso de plástico com a adoção de canudos de bambu ou inox, sacolas de papel e garrafas de vidro ou cerâmica. No aspecto gastronômico, a ênfase recai sobre insumos locais, fornecidos por pequenos agricultores de áreas rurais, assim como peixes e frutos do mar provenientes da comunidade pesqueira de Itacaré.

Barracuda Beach Hotel em Itacaré

Crédito da imagem: Barracuda Beach Hotel

Piedade: Ronco do Bugio Pouso e Gastronomia

No meio da Mata Atlântica, na cidade de Piedade, o Ronco do Bugio é a primeira pousada do mundo a receber o selo Healthy Building Certificate. O hotel produz 100% de sua energia a partir de fontes renováveis. Os espaços edificados não interferem na floresta e foram erguidos, em sua maioria, com materiais reutilizados de outras construções. Na cozinha, utilizam ingredientes locais e frescos, incentivando a produção orgânica sempre que possível e impulsionando a economia do entorno. Todo resíduo gerado recebe um destino apropriado: os materiais orgânicos são transformados em adubo, retornando à natureza, enquanto os itens recicláveis são encaminhados para a ONG Mato Limpo. E a água usada é tratada para que volte ao ambiente pura e sem contaminantes.

Ronco do Bugio em Piedade

Crédito da imagem: Ronco do Bugio Pouso e Gastronomia

Península de Maraú: Casa dos Arandis

Em Maraú, a Casa dos Arandis é um exemplo de comprometimento com práticas sustentáveis. O pequeno e exclusivo hotel foi construído entre os coqueirais de forma sustentável, com madeiras e telhas de demolição. O hotel se destaca por iniciativas como “Povos da Mata”, que envolve 750 famílias nativas de diferentes etnias dedicadas ao cultivo de alimentos orgânicos; o “Vila Circular”, um projeto de manejo sustentável de todos os resíduos; e “Coração de Tartaruga”, projeto de proteção e ajuda no nascimento de filhotes de tartarugas que ocorrem nos mais de 40 km de costa da Península de Maraú. O hotel também adota medidas para reduzir o consumo de garrafas plásticas, fornecendo água filtrada em garrafas de vidro há quase uma década. Por essas ações, a Casa dos Arandis foi premiada pela Condé Nast 2022 e 2023 como o Melhor Hotel para Práticas Verdes e Sustentabilidade.

Casa dos Arandis, Península do Maraú

Crédito da imagem: Casa dos Arandis

Itacaré: Txai Resort

O Txai Resort, em Itacaré, é um lugar onde a interação com a natureza e as pessoas é feita de forma responsável e sustentável, respeitando e acolhendo a cultura da região. O resort apresenta diversos projetos de ESG (governança ambiental, social e corporativa) para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e preservar a biodiversidade na região. Há mais de 20 anos, foi criado o Instituto Companheiros do Txai (ICT) com o propósito de contribuir para a preservação da fauna e flora da Costa do Cacau. O instituto trabalha diretamente com famílias locais, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida da comunidade. No que diz respeito à vida marinha, o resort mantém o projeto Txaitarugas, uma iniciativa que visa garantir a proteção das tartarugas marinhas, envolvendo ativamente os hóspedes e a comunidade nesse esforço de conservação.

Txaitarugas, um projeto apoiado pelo Txai Resort

Crédito da imagem: Txai Resort

Pantanal Sul: Refúgio Ecológico Caiman

Com 53 mil hectares, o Refúgio Ecológico Caiman, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, tem como propósito, além do ecoturismo, conservar a fauna, a flora e a cultura do Pantanal. O refúgio apoia projetos de pesquisa e conservação ambiental em parceria com pesquisadores e universidades, como o Projeto Arara Azul, o Projeto Onçafari e o Projeto Papagaio-Verdadeiro. Nesta autêntica fazenda pantaneira, práticas sustentáveis são adotadas diariamente, como o uso de composteiras e a utilização de um sistema conhecido como o “círculo das bananas”, responsável pelo tratamento da água da cozinha da vila dos funcionários. O Refúgio Caiman também criou um Centro de Interpretação Ambiental, onde o visitante tem a oportunidade de visualizar um panorama completo do ecossistema pantaneiro.

Refúgio Ecológico Caiman no Pantanal

Crédito da imagem: Refúgio Ecológico Caiman

Governador Celso Ramos: Ponta dos Ganchos Exclusive Resort

Situado em uma península de águas claras e esverdeadas na Costa Esmeralda, em Governador Celso Ramos, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort adota várias práticas sustentáveis, como reciclagem completa do lixo e o tratamento e reutilização da água da estação de esgoto para fins de jardinagem. A água da chuva é aproveitada na lavanderia, na lavagem de automóveis e limpeza das ruas. Os resíduos orgânicos são submetidos a um processo de compostagem e se transformam em adubo para a horta, de onde são colhidos ingredientes frescos e temperos. Para a construção das acomodações, que são 25 bangalôs, foram usadas abordagens sustentáveis, como ventilação cruzada, painel solar, teto verde e madeira de reflorestamento. 

Ponta dos Ganchos Exclusive Resort

Crédito da imagem: Ponta dos Ganchos Exclusive Resort

Campos do Jordão: Botanique Hotel & Spa

Entre encostas pitorescas e montanhas deslumbrantes no coração da Serra da Mantiqueira, o Botanique Hotel & Spa tem a sustentabilidade como parte fundamental de sua essência. Uma das iniciativas do hotel é trabalhar com membros da comunidade, com intuito de poder contribuir com uma melhor qualidade de vida na região. Os menus compostos inteiramente por ingredientes orgânicos, diretamente da fazenda para a mesa, também fazem parte da filosofia. Essa prática não apenas assegura a qualidade dos alimentos servidos aos hóspedes, mas também desempenha um papel significativo na diminuição da pegada de carbono, uma vez que todos os alimentos são cultivados e consumidos dentro do próprio hotel. 

Botanique Hotel & Spa em Campos do Jordão

Crédito da imagem: Botanique Hotel & Spa

Conceição do Ibitipoca: IBITI Projeto

Na cidade de Conceição do Ibitipoca, o Ibiti Projeto representa uma iniciativa dedicada ao reflorestamento, regeneração natural e repovoamento da fauna nativa a partir de um projeto socioambiental e turístico. O Ibiti, antes chamado de Comuna do Ibitipoca, surgiu em 1984, com o objetivo de fazer a diferença, inspirar e motivar as pessoas a abraçarem um propósito: tornarem-se a melhor versão de si mesmas e, a partir daí, contribuir para tornar o mundo um lugar melhor para todos. Os projetos sociais e ambientais buscam aprimorar as iniciativas de preservação da fauna e da flora na região de Ibitipoca, além de empoderar as pessoas, promovendo prosperidade e conscientização de que o futuro depende de cada um de nós.

Comuna do Ibitipoca

Crédito da imagem: Ibiti Projeto

Já visitou algum desses lugares focados em Turismo Regenerativo? Ficou com vontade de conhecer?

Entre em contato com a Adventure Club para planejar essa experiência! Há mais de 26 anos, proporcionamos aos nossos viajantes momentos de conexão, conhecimento, aventura e troca cultural.

Deixe um comentário

Close Menu