Skip to main content
search

Ao programar uma viagem, é natural que comecemos a imaginar o lugar, as pessoas que conheceremos pelo caminho, a troca cultural, a gastronomia, as atividades e tudo de diferente que iremos explorar no local, não é? 

Tanto o turismo quanto o ecoturismo proporcionam essas e outras inúmeras experiências enriquecedoras. No entanto, uma delas vai mais além! Você sabe dizer qual e por quê? Quem ama viajar e estar em contato com a natureza precisa descobrir!

Diferença entre turismo e ecoturismo

Então vamos às diferenças entre turismo e ecoturismo? 

Turismo

Turismo, segundo uma definição de dicionário, é a “ação ou efeito de viajar, de visitar outras localidades, que não a de moradia habitual, por determinado período de tempo, para fins de lazer, entretenimento, cultura etc.”. 

O turismo “tradicional”, portanto, refere-se ao ato de se deslocar até um lugar diferente e descobrir novas paisagens, novas culturas e novas experiências. Pode-se dizer que é a “base” para outras modalidades que vêm a seguir…

Ecoturismo 

O ecoturismo é uma atividade turística que tem como princípios a conservação do patrimônio natural e cultural, normalmente em destinos de natureza, por isso o nome, o envolvimento e fortalecimento das comunidades locais e a consciência ambiental dos turistas.

Em outras palavras, o ecoturismo incentiva a preservação do meio ambiente, promove o bem-estar da população local, garantindo o desenvolvimento socioeconômico da região, e proporciona uma experiência agradável e consciente para o turista. 

Turismo e Ecoturismo

O ecoturismo vai muito além de uma atividade de lazer

O ecoturismo diz respeito a uma atividade responsável e de benefício coletivo. Ao mesmo tempo em que gera uma experiência transformadora para o turista, fortalece e valoriza a comunidade local e todo o seu bioma. 

A prática do ecoturismo começa na escolha do destino, da agência com a qual você irá viajar e do hotel onde irá se hospedar. Também está no respeito à comunidade e à sua cultura ao conhecê-la e no cuidado com o meio ambiente e os animais.

Ecoturismo vai muito além de uma atividade de lazer

Turismo de aventura 

Além das definições de turismo e ecoturismo, vamos abordar outra modalidade que costuma ser confundida com o ecoturismo: o turismo de aventura. Embora em alguns pontos sejam sim semelhantes, o turismo de aventura e o ecoturismo são segmentos diferentes. 

O turismo de aventura, como o próprio nome sugere, proporciona experiências de aventura e desafios para o viajante. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não se trata de atividades perigosas ou necessariamente super radicais. O turismo de aventura é também inclusivo e indicado para todos que gostam de praticar esportes em meio à natureza.  

Dentre as atividades relacionadas destacam-se: trilha, arvorismo, balonismo, tirolesa, observação de fauna e flora, cavalgada, boia-cross e também outras opções para as pessoas que gostam de mais movimento como trekking, rafting, mountain bike e rapel.

Agora que você já sabe a diferença entre turismo, ecoturismo e turismo de aventura, está na hora de decidir em qual experiência irá embarcar! 

A Adventure Club é especialista em destinos de natureza há mais de 23 anos. Entre em contato conosco para tirar as suas dúvidas e programar a sua próxima experiência de turismo, ecoturismo ou turismo de aventura.

Deixe um comentário

Close Menu