Skip to main content
search

Quem foi criança na década de 90 deve lembrar como os dinossauros invadiram a cultura pop, principalmente após o sucesso estrondoso do filme “Parque dos Dinossauros”. Todos os meninos e meninas da época desejavam conhecer o parque fictício e encontrar os dinossauros mais incríveis do cinema… pena que eles existiram apenas nos estúdios de Hollywood.

Para quem tem esse interesse por dinossauros, a boa notícia é que existe um lugar no Brasil onde é possível fazer uma viagem no tempo por meio das pegadas dos dinossauros: o Vale dos Dinossauros, localizado na cidade de Sousa, no estado da Paraíba.

Considerado um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, o Vale dos Dinossauros é um ponto turístico diferente e inesquecível. Trata-se de uma unidade de conservação com mais de 1,730 km², onde está catalogada a maior incidência de pegadas de dinossauros da Terra!

Alguns dinossauros incríveis habitaram a região há mais de 110 milhões de anos. É o caso, por exemplo, do carnívoro Noasauridae e do herbívoro Iguanodonte Mantelli, que deixaram suas pegadas para posteridade. Mais de 50 pegadas de cada um podem ser encontradas no Vale dos Dinossauros, onde também é possível ver camadas de lama com cerca de 10 milhões de anos.

réplica de dinossauro

Vale dos Dinossauros: história e como visitar

Algumas das principais descobertas da história aconteceram por acaso, e foi justamente o que aconteceu com o Vale dos Dinossauros: no final do século XIX, o fazendeiro Anísio Fausto Silva descobriu as pegadas enquanto trabalhava na preparação do solo para o plantio. A partir de então, o local se tornou um importante centro de estudo administrado pelo engenheiro Luciano Jacques de Moraes.

Ao longo do século XX e no começo do século XXI, o Vale dos Dinossauros foi modernizado e preparado para receber turistas de todo o mundo. Hoje o local conta com um museu com diversos painéis explicativos, bares e restaurantes, calçamento em cascalho, mirantes para observação e uma infraestrutura completa para receber turistas que desejam saber mais sobre os dinossauros.

Uma boa dica é visitar o Sítio Passagem de Pedras, que fica dentro do Vale e conta com fósseis de dinossauros que viveram há mais de 130 milhões de anos. A entrada no Vale dos Dinossauros é gratuita e o local é aberto ao público de terça a domingo, sempre das 08 às 17h.

Ficou com vontade de conhecer esse local fascinante? Então, confira os pacotes de viagem para a Paraíba.

Deixe um comentário

Close Menu