Skip to main content
search

Não é preciso muito esforço para descobrir as melhores atrações da Suíça, visto que todo o país é envolto em belos e convidativos cenários. Há cidades com características totalmente diferentes entre si, museus, castelos, igrejas centenárias, lagos, os magníficos alpes e, claro, diversos lugares para provar o seu mundialmente famoso chocolate.

Porém, quando estamos planejando uma viagem, tudo que queremos é aproveitar o destino ao máximo; e isso inclui visitar os cartões-postais (e também os atrativos menos turísticos), provar a gastronomia local, ter contato com a cultura e a história do país ou da região e viver experiências que sejam marcantes por algum motivo especial.

Se você está planejando uma viagem à Suíça, aqui encontrará informações e dicas valiosas sobre o país!

Qual a época mais indicada para conhecer os melhores pontos turísticos da Suíça?

Tudo vai depender do seu objetivo.

Embora as quatro estações do ano sejam bem definidas, o clima pode variar muito de uma região para outra; afinal, há lugares montanhosos e cidades mais planas. Mas, de maneira geral, existe a melhor época para quem está em busca das paisagens nevadas e a melhor época para aqueles que preferem curtir um clima caloroso no país.

O primeiro grupo pode se planejar para conhecer a Suíça entre dezembro e fevereiro – ótimo período para praticar esportes de inverno como esqui e snowboard e admirar as paisagens branquinhas. Já aqueles que querem curtir outras atividades ao ar livre como trilhas, mountainbike e festivais de música, o verão, que vai de junho a agosto, é a época mais indicada.

As “meias-estações” também têm seus diferenciais. A primavera, que acontece entre março e maio, é uma ótima estação para se visitar a Suíça. Os campos ficam verdes, as árvores florescem e os lagos começam a se descongelar. Já o outono (considerado baixa temporada) se destaca pelas árvores com folhas amareladas e avermelhadas protagonizando os cenários. O período vai de setembro a novembro.

As possibilidades desse país encantador

Não importa se você irá optar pelo frio ou pelo calor, sempre encontrará uma natureza belíssima. A seguir, alguns dos melhores pontos turísticos da Suíça:

1. Lago dos Quatro Cantões (Lago Lucerna), em Lucerna

O Lago Lucerna, com seus quase 40 km de extensão, é um dos principais pontos turísticos da Suíça. Para visitá-lo, é possível optar pela estrada (há diversos hotéis e restaurantes às margens) ou por passeios de barco – a maneira mais requisitada pelos turistas. Além da beleza do lago, as paisagens ao redor são desenhadas por montanhas e vegetação abundante.

2. Relógio Zytglogge, em Berna (capital)

A capital, Berna, retém um dos principais cartões-postais do país: o relógio Zytglogge. O atrativo chama a atenção dos turistas, porque, além de ser um marco na história, conta com pequenas encenações. A cada batida, os ursos e os “bobos da corte” dançam e acenam para quem está passando pela rua.

3. Castelo Chillon, perto de Montreux

O castelo Chillon, localizado próximo à cidade de Montreux, é uma viagem ao passado. Durante o passeio, o visitante tem a oportunidade de observar antigas armaduras e objetos de séculos atrás, além de apreciar o belo lago que circunda a região. Esta é uma das construções mais visitadas no país.

4. Rua Bahnhofstrasse, em Zurique

Zurique é uma cidade bem movimentada e um dos principais polos turísticos da Suíça. Enquanto se caminha pelas ruas, é fácil encontrar cafeterias, restaurantes, chocolaterias, lojas e outros estabelecimentos comerciais. Dentre essas ruas, está Bahnhofstrasse; a principal delas. Não deixe de conhecê-la!

5. Kapellbrücke (Ponte da Capela), em Lucerna 

A Ponte da Capela, na cidade de Lucerna, é um atrativo que você não pode deixar de conhecer. Considerada uma das pontes de madeira mais antigas da Europa (erguida em 1365), a estrutura cruza o rio Reuss e tem aproximadamente 200 metros de extensão.

6. Catedral de Notre Dame, em Lausanne

A Catedral de Notre Dame, ou Catedral Protestante de Nossa Senhora de Lausanne, foi erguida na parte alta da cidade de Lausanne, provavelmente no ano de 1170. Além de ser um espaço religioso, é muito visitado turisticamente em razão dos seus traços arquitetônicos e belos adornos na parte interna.

7. Castelo e muralhas de Gruyères, em Gruyères

No castelo de Gruyères, há armaduras e artefatos de mais de 500 anos. Ao redor, muralhas e outras construções características do período. Além dos antigos monumentos, a comuna de Gruyères também é conhecida pela produção de queijos. No local, aberto à visitação, pode-se degustar o queijo mais famoso do país.

8. Catedral St Pierre, em Genebra

A Catedral St Pierre, em Genebra, é parada obrigatória para todos os amantes de história que chegam ao país. Foi neste local que o protestante João Calvino declamava seus sermões. Além de observar toda a riqueza e ornamentação da construção, o visitante tem uma belíssima vista da cidade a partir da torre.

9. Monte Bré, em Lugano

Da arquitetura às paisagens, passando pela gastronomia e pelo idioma oficial, é facilmente perceptível por que Lugano é conhecida como a “Suíça italiana”. Desbrave a cidade de diferentes formas e aproveite tudo que ela tem a oferecer – não deixe de conhecer o Monte Bré, a montanha mais ensolarada da Suíça!

10. Matterhorn, em Zermatt

A Matterhorn é uma das montanhas mais famosas do mundo. Na pequena cidade de Zermatt, o atrativo encanta tanto os turistas apaixonados por atividades de aventura, como escalada, esqui e snowboard, como os que desejam “apenas” desfrutar das lindas paisagens dos Alpes Suíços.

A Suíça está entre os 7 países mais sustentáveis do mundo  

Além de abrigar cenários deslumbrantes, a Suíça dá um show em termos de sustentabilidade.

De acordo com o Índice de Desenvolvimento Ambiental (EPI), um indicador que reúne dados para analisar e comparar a saúde ambiental de 180 países, a Suíça aparece entre as nações mais sustentáveis do mundo. Dentre outras medidas, o país utiliza fontes de energia pouco poluentes e processo inovador de agricultura.

Conheça os 7 países mais sustentáveis do mundo

Ficou com ainda mais vontade de conhecer a Suíça? É unânime: quem vai volta encantado(a)!

Deixe um comentário

Close Menu