Skip to main content
search

Monte Roraima, segundo as palavras dos mochileiros

Quem é apaixonado por ecoturismo está sempre buscando novos destinos para embarcar em uma aventura espetacular. Para os mochileiros de plantão, o Brasil oferece uma ampla variedade de destinos imperdíveis, como o misterioso Monte Roraima. Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, este é um dos picos mais altos e antigos do País, com mais de 2.800 metros de altura e formações rochosas que datam de até 2 bilhões de anos.

Monte Roraima para mochileiros

Uma aventura pelo Monte Roraima começa desde a ida até o local. Isso porque é preciso ir até a capital do estado de Roraima, Boa Vista, e seguir para a fronteira com a Venezuela, mais precisamente para a cidade de Santa Elena de Uiarén e, posteriormente, para Paraitepuy. De lá saem grupos de turistas e mochileiros até o Monte Roraima.

O Monte Roraima é grandioso e exige mais do que um final de semana de exploração, pelo menos para quem deseja conhecer a fundo as belezas do Parque Nacional do Monte Roraima. A dica para os mochileiros é levar tanto roupas leves como itens de frio, além de um tênis resistente e confortável.  Bonés, chapéus, óculos de sol, protetor solar, capa de chuva e lanterna são outros itens que também não podem faltar na sua mala. No que diz respeito ao preparo físico, temos uma boa notícia: mesmo mochileiros iniciantes conseguem alcançar o topo do Monte Roraima sem muitas dificuldades. Isso porque a subida não é muito íngreme, e todo o trajeto pode ser feito em cinco horas diárias de caminhada, divididas da seguinte maneira:

  • 3 dias para subir o Monte Roraima;
  • 1 ou 2 dias para curtir o topo da montanha;
  • 2 dias de descida.

Passar as noites no Monte Roraima é uma aventura à parte, especialmente para quem está acostumado ao clima brasileiro: é fundamental estar preparado para enfrentar noites frias, com temperaturas que podem ser menores que 0º.

Melhor época para viajar e o que fazer no Monte Roraima

De setembro a março, as chuvas dão uma trégua na região, o que facilita a viagem ao topo do Monte Roraima. Durante o inverno a vegetação fica mais verde e bonita, mas pode chover o dia inteiro.

Monte Roraima, as melhores dicas de ecoturismos e época

Deixe um comentário

Close Menu