Imprensa

Mariana Bazzoni, usuária do Skyscanner, recomenda a Adventure Club

mar, 18

Descubra as belezas do Jalapão

O Jalapão é um dos lugares mais bonitos que existem no Brasil, além de ser perfeito para quem ama contato com a natureza. Com as dicas de hoje, você monta um roteiro completo!

A principal atração turística de Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão é o destino certo para os aventureiros e para os apaixonados por paisagens naturais. A região, com seus 34 mil km² de paisagem árida, é serpenteada por rios, riachos e ribeirões, além de ser formada por dunas, imensas formações rochosas e cachoeiras.

O cenário é perfeito para ser explorado em qualquer época do ano, mesmo na estação chuvosa, que vai de março a novembro. Isso porque, dependendo do tempo, diferentes atividades se revelam diante do visitante, que com certeza se sentirá abraçado pela beleza mágica do lugar.

Para que você possa se programar, separamos algumas dicas enviadas pela viajante Mariana Bazzoni, usuária do Skyscanner. Veja as sugestões!

 

Principais atrações

A reserva ambiental, localizada na região leste de Tocantins, tem inúmeras atrações a serem descobertas pelos visitantes, mas algumas delas se destacam, especialmente as que se concentram nos arredores das cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins, onde fica a maior rota turística do parque. Confira agora quais são seus maiores atrativos!

 

Cachoeira da Velha

Fernando Leoni

A maior cachoeira do Jalapão tem aproximadamente 100 m de largura e 15 m de altura. Um espetáculo grandioso, que revela toda a força e imponência da natureza. Ali perto, fica uma prainha, de águas doces e calmas, cercada por rica vegetação. A trilha para chegar da cachoeira à prainha é outro atrativo, com caminhada de nível fácil.

 

Cachoeira do Formiga

Fernando Leoni

A Cachoeira do Formiga fica nas imediações de Mateiros. Esta nascente de água verde-esmeralda tem uma pequena queda d’água e é emoldurada por uma vegetação vivaz. O que mais impressiona os visitantes, porém, é a piscina natural que se forma com as águas da cachoeira. Ali, é possível mergulhar e observar o fundo do que parece ser um pequeno poço, forrado por areias brancas.

 

Dunas

Fernando Leoni

Também em Mateiros, as Dunas do Jalapão são responsáveis pelo título de deserto atribuído constantemente ao parque. As areias douradas se aglomeram em montes que podem chegar aos 40 metros de altura e que se modificam de acordo com as forças do vento. Lá do alto, é possível observar os córregos que cercam a Serra do Espírito Santo. É também o melhor lugar para ver o pôr-do-sol na região.

 

Serra do Espírito Santo

Fernando Leoni

Outro grande cartão postal do Jalapão, a Serra do Espírito Santo é uma imensa formação rochosa, que, com a ação das chuvas e dos ventos, dá origem às dunas que se formam em sua base. Depois de uma hora de caminhada em direção ao seu topo, os visitantes chegam a um mirante estrategicamente localizado para observar toda a beleza do parque.

 

Rio Novo

Fernando Leoni

Com água cristalina, este é um dos últimos rios de água potável do mundo. Cercado por vegetação intacta e muito bem preservado, é palco para diferentes tipos de atividades, do rafting ao boia-cross.

 

Fervedouros

Fernando Leoni

São varias as trilhas e caminhadas que levam os visitantes até os famosos fervedouros do Jalapão – há dezenas deles em todo o parque. Estes grandes poços de água cristalina, nascem de um rio subterrâneo e brotam das areias brancas, responsáveis pela pressão que provoca o fenômeno ressurgência. Com isso, é impossível afundar nestas piscinas, por mais que se tente. Os banhistas aproveitam para se divertir e tirar muitas fotos nestes pequenos oásis encontrados em meio à vegetação intacta do parque.

 

Onde ficar

Fernando Leoni

Para se hospedar no Jalapão, a melhor alternativa é buscar por pousadas nas principais cidades em torno do parque. Uma delas é Mateiros, onde está localizado o Safari Camp Korubo, que funciona no estilo glamping – uma espécie de acampamento, com barracas de luxo e hospedagem de alto padrão.

 

Boa parte dos viajantes, contudo, opta por aderir ao meio de hospedagem incluso no pacote adquirido para desbravar a região. Esta é a melhor alternativa para quem quer contar com a comodidade de um roteiro pronto, já com todos os passeios, translado e outras facilidades que podem tornar a excursão muito mais prática.

 

Como chegar

Fernando Leoni

O ponto de partida para chegar até o Jalapão é Palmas, capital de Tocantins. São mais de 250 km de estrada que separam os dois destinos e o caminho pode ser feito tanto de forma individual, com um carro 4×4, ou contando com o translado oferecido por agências de viagem que fazem a rota todos os dias.

Busque aéreas para Palmas

São diversas as opções de empresas que oferecem pacotes para quem quer conhecer o Jalapão. A Mariana recomenda a Adventure Club, agência responsável pela sua excursão ao parque. Geralmente, as principais empresas têm sede em São Paulo e podem ser contatadas pela internet para a contratação dos pacotes.

Já conhece as belezas do Jalapão? Deixe suas sugestões com um comentário!

Fonte: Skyscanner

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *