Skip to main content
search

Considerado um dos estados mais belos e ricos de todo o Brasil, Minas Gerais reserva incríveis atrações que contam um pouco da história e cultura do País. Para quem gosta de ecoturismo, este é um destino que também possui parques nacionais e estaduais perfeitos para entrar em contato com a exuberante natureza mineira.

São diversas cachoeiras paradisíacas, além de inúmeras grutas e cavernas para explorar e se surpreender com rochas que trazem marcas das mudanças que ocorreram no planeta ao longo de milênios. Descobrir e explorar uma caverna da região é certamente uma experiência única e inesquecível, que vale a pena ser vivida.

Gruta da lapinha

Localizada na cidade de Santa Lagoa, a gruta da Lapinha tem rochas de mais de 900 milhões de anos.

Natureza mineira: as melhores grutas e cavernas de Minas Gerais

Uma das grutas que merece destaque entre as mais de 500 catalogadas em Minas Gerais é a gruta da Lapinha, localizada na cidade de Lagoa Santa. A formação rochosa do local data de 900 milhões de anos e diversos fósseis de tatus-gigantes, tigres-dente-de-sabre e outros animais já foram encontrados na região. Até mesmo um crânio humano de 10 mil anos já foi recuperado nesta gruta, que possui 511 metros de extensão e 40 metros de profundidade.

A gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, é um pouco maior: 998 metros de extensão e várias estalagmites e estalactites que impressionam pelos tamanhos e formas. No interior desta gruta há o chamado “poço de desejos”, que é cercado de lendas e mistérios. Também vale a pena visitar a gruta de Maquiné, em Cordisburgo, famosa por ser a maior do estado e por suas belíssimas formações em cristal.

Caso você prefira visitar cavernas em vez de grutas, a dica é conhecer o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado no norte do estado. Este parque abriga 140 cavernas impressionantes, além de 80 sítios arqueológicos com pinturas rupestres das tribos que habitaram o local há centenas de anos.

Ficou com vontade de conhecer a beleza dessas cavernas e grutas? Confira os pacotes de viagem para Minas Gerais que são oferecidos pela Adventure Club.

 

Deixe um comentário

Close Menu