Ecoturismo

Parques nacionais: o que são, quantos existem no Brasil e quais os mais visitados

dez, 11

É definido como parque nacional uma área de proteção integral do meio ambiente, que tem como objetivo a preservação dos mais variados tipos de ecossistemas. São fundamentais para estudo biológico, acompanhamento e educação ambiental, e para o turismo ecológico que cresce a cada ano no país.

flickr.com / Deni Williams Com mais de 185 mil hectares em território brasileiro, o Parque Nacional do Iguacu abriga as famosas cataratas que foram eleitas como um das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

Existem mais de 70 parques nacionais no Brasil, todos administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que faz parte do escopo de trabalho do Ministério do Meio Ambiente. Todo brasileiro tem livre acesso aos parques nacionais e muitos deles valem a visita, por isso, saiba quais são os mais famosos do País:

Quais os parques nacionais mais visitados no Brasil

Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro

Visitação por ano: Mais de 2.000.000 pessoas

O primeiro lugar dentre os parques nacionais mais visitados no Brasil não poderia ser outro: o Parque Nacional da Tijuca. O motivo? Sua área abriga um dos pontos turísticos mais visitados do mundo: o Corcovado. Quem vai até o Parque Nacional da Tijuca ainda encontra trilhas incríveis pela Serra do Parque –  que passam pelo Pico da Tijuca, a segunda maior montanha da cidade maravilhosa – e pelo Bico do Papagaio, Pedra Bonita e Pedra da Gávea. 

Parque Nacional do Iguaçu – Paraná

Visitação por ano: Mais de 1.070.000 de pessoas

O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, abriga famosas cataratas e possui mais de 185 mil hectares – somente no território brasileiro. O parque é tão importante para o meio ambiente que é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e, no ano de 2011, teve suas cataratas eleitas como um das Sete Novas Maravilhas da Natureza. Quem visita o local tem o privilégio de conferir grande parte das 275 quedas d’água e belas espécies da fauna e flora sul-americana.

Parque Nacional de Brasília – Distrito Federal

Visitação por ano: Mais de 220.000 pessoas

Além de receber milhares de turistas e de pessoas que vivem na capital federativa e cidades-satélites, o Parque Nacional de Brasília é essencial para o bom funcionamento da região, já que protege naturalmente os rios usados no fornecimento de água potável para os moradores. Lá também é possível ter momentos de descontração em piscinas naturais e curtir caminhadas relaxantes pelas trilhas da Capivara e do Cristal Água.

flickr.com / Mercado Viagens Com diversas piscinas naturais e trilhas, o Parque Nacional de Brasília é essencial para o bom funcionamento da região, uma vez que protege os rios usados no fornecimento de água potável para os moradores.

Parque Nacional de São Joaquim – Santa Catarina

Visitação por ano: Mais de 125.000 pessoas

Criado em 1961 para impedir o desmatamento das Matas de Araucária, o Parque Nacional de São Joaquim conta hoje com paisagens incríveis e um visual impressionante a partir do Morro da Igreja e da Pedra Furada. O Parque também conta com ótimas opções de trilhas com diferentes níveis de dificuldade.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *