Curiosidades / Ecoturismo

Dicas para escolher o melhor capacete para fazer trilha de bicicleta

abr, 02

© Depositphotos.com / gunnar3000 A principal função de um capacete é proteger a cabeça do usuário de qualquer dano.

Quem é praticante de cicloturismo e adora conhecer novos lugares sobre duas rodas sabe bem a importância de utilizar um capacete adequado para se proteger em caso de possíveis acidentes durante o trajeto. Este equipamento protege a cabeça do cicloturista em caso de quedas, muito comuns em trilhas e terrenos irregulares.

Capacete para fazer trilha de bicicleta

Ao decidir fazer trilha com sua bike, escolha com cuidado o capacete que vai te acompanhar na viagem. A melhor opção são os modelos mais fechados, que protegem uma maior parte da cabeça durante o passeio.

O capacete de bicicleta ideal para fazer trilhas deve ser composto por materiais de grande resistência. É recomendado que o dispositivo seja fechado inclusive no queixo do ciclista, protegendo-o de contusões musculares no pescoço em caso de quedas mais graves.

Prefira modelos que foram fabricados de acordo com as normas regulatórias de segurança do mercado e, por isso, apresentam selo de qualidade. Esteja atento, também, para as corretas práticas de conservação e utilização, geralmente indicadas pelo fabricante.

Capacetes para andar de bicicleta na cidade

Para quem gosta de velocidade, a melhor indicação é o capacete conhecido como “meia casa”, ou “meia concha”. Ele possui design arrojado que privilegia a aerodinâmica e reduz a resistência do vento contra o corpo do ciclista, o que facilita o aumento da velocidade. No que diz respeito à segurança, este modelo protege contra o sol forte e de objetos que possam vir de encontro ao ciclista — como galhos ou pedrinhas.

Outro modelo bastante conhecido é o “coquinho”, mais utilizado para proteção em quedas verticais — comuns aos praticantes de street bike. Este modelo é um pouco mais fechado que o “meia casca” e tem a parte superior achatada.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *