Ecoturismo

Conheça o Pico das Agulhas Negras e suas trilhas

jul, 25

flickr.com/Fred Schinke O Pico das Agulhas Negras é o sexto ponto mais alto de todo o Brasil.

Considerado o sexto ponto mais alto do Brasil, com 2.791 metros acima do nível do mar, o Pico das Agulhas Negras está localizado na parte alta da Serra da Mantiqueira, bem na divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O nome desse impressionante pico faz referência às rochas da região, que se parecem com agulhas.

O Pico das Agulhas Negras fica situado dentro do Parque Nacional do Itatiaia, que possui uma grande diversidade de picos e cachoeiras, além de fauna e flora deslumbrantes. O local é muito procurado por aventureiros que desejam fazer trilhas, respirar um pouco de ar puro e admirar a natureza da região. A época mais procurada pelos turistas é durante o inverno, quando o local pode apresentar precipitação de neve e geadas.

Trilhas do Parque Nacional do Itatiaia

As trilhas do parque possuem níveis de dificuldade que variam entre fácil, médio e difícil: o percurso até a base do Pico das Agulhas Negras é praticamente uma reta e tem cerca de quilômetros, enquanto o trajeto da base até o cume é composto apenas por subidas. Alguns pontos necessitam da utilização de equipamentos de segurança, além de muito cuidado para evitar quedas.

icmbio.gov.br/parnaitatiaia Para fazer a trilha até o Pico das Agulhas Negras, é necessário ter muita atenção e sempre utilizar os equipamentos de segurança adequados.

O tempo total do percurso até o topo do Agulhas Negras é de três a seis horas. Quem deseja fazer a trilha precisa estar fisicamente preparado, além de devidamente equipado e acompanhado. É necessário levar comida, água e roupas quentes, uma vez que as temperaturas podem chegar a -10ºC no inverno.

O local conta com um pequeno camping, com espaço para apenas 15 barracas. Se você deseja acampar na região, portanto, a dica é fazer uma reserva com pelo menos 30 dias de antecedência.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *