Skip to main content
search

Localizada a cerca de 180 km de Manaus, Novo Airão é hoje um destino facilmente alcançável em virtude da construção da Ponte Rio Negro, a grande obra de engenharia que eliminou o antigo sistema de balsas que operava na região e, diga-se a verdade, era alvo de inúmeras queixas e reclamações por parte dos turistas.

A localização estratégica de Novo Airão é algo impressionante: trata-se do ponto de partida para, nada mais, nada menos, que dois dos principais Parques Nacionais da Amazônia: o Parque Nacional do Jaú e o Parque Nacional de Anavilhanas.

Antes de inciar a expedição para os parques, a dica é conhecer e interagir com os botos que visitam o flutuante da Dona Marilda. Experiência incrível e que já dá a tônica da riqueza natural que é encontrada dali para frente.

  • Parque Nacional de Anavilhanas

Com mais de 400 ilhas, o Anavilhanas é o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, perdendo a primeira colocação somente para seu vizinho, Barcelos, também localizado no Rio Negro.

Para desbravar essa imensidão de água e de riquezas naturais que é Anavilhanas, basta locar um pequeno barco à motor, na região conhecido como “voadeira”, e se aventurar por entre os corredores verdes pertencentes ao arquipélago. Nesses passeios, dois momentos distintos encantam os turistas.

Durante a vazante do Rio Negro, no entorno das ilhas surgem belíssimas praias, plenamente alcançáveis e ponto de parada obrigatório. Já durante a cheia, o nível das águas atinge a copa das árvores, tornando o passeio em meio a floresta inundada uma experiência única.

  • Parque Nacional do Jaú

Logo após Anavilhanas, está localizado um parque verdadeiramente grande, com uma área maior que o estado do Sergipe, considerado o segundo maior parque de todo o Brasil e declarado pela UNESCO como um Patrimônio Natural da Humanidade: o Parque Nacional do Jaú.

Após a viagem de “voadeira” para alcançá-lo, o Parque Nacional do Jaú brinda seus visitantes com belezas naturais impressionantes, como a belíssima Praia da Velha, as corredeiras do Rio Carabiani, as cachoeiras do Igarapé Preto e suas piscinas naturais de águas vermelhas. Já no final do dia, a natureza se despede dos turistas com o espetáculo da revoada de pássaros e com o impressionante por-do-sol refletido na imensidão aquática.

Deixe um comentário

Close Menu