Skip to main content
search

O Brasil é um país cheio de encantos e com uma extensão territorial tão grande que muitos atrativos turísticos daqui são maiores do que países inteiros, como é o caso do Jalapão.

Localizado a leste do estado de Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão tem 34 mil quilômetros quadrados de uma natureza encantadora. Em tamanho, essa fatia do Norte é maior que a Bélgica, que tem pouco mais de 30 mil quilômetros quadrados.

De paisagem árida, o parque esconde cânions e dunas, mas também rios com e sem corredeira, além de praias desertas e lagos, que muitas vezes nos fazem questionar se na verdade não estamos em um ambiente de clima tropical.

pôr do sol

Incrível Pôr do Sol em Jalapão.

Com um pôr do sol de tirar o fôlego e paisagens que são verdadeiras obras de arte, o Jalapão é também destino de aventura em família, com trilhas ecológicas e rafting. Por esse motivo, decidi compartilhar um pouco da minha experiência na região, mostrando seus principais atrativos.

Fervedouros

Eles são uma das atrações turísticas mais procuradas da região, já que o fenômeno parece só acontecer ali. Os fervedouros nada mais são do que uma espécie de poço natural, chamado de afloramento ou ressurgência hídrica. Isso significa que águas subsuperficiais sobem e formam poças gigantes.

cachoeira de águas claras

Quem for conhecer o local vai desfrutar de dunas, rios e espetaculares cachoeiras.

O atrativo fica por conta da impossibilidade dos turistas de afundarem nesses locais, já que a pressão realizada para que a água aflore, e também a areia, impedem que você chegue ao fundo. E não se preocupe, apesar do nome, as águas dos fervedouros tem temperatura agradável e ajudam a refrescar o calorão do Jalapão.

Ao todo são 8 fervedouros em todo o parque, todos em propriedade privada e alguns são abertos para visitação. Para isso, basta que o turista pague uma pequena taxa de R$10. Os mais conhecidos são o fervedouro de Bela Vista e o de Buritizinhos.

Cachoeira da Formiga

Uma das mais conhecidas cachoeiras da região, a Formiga é a preferida dos turistas por conta de seus atributos. O grande atrativo é a coloração da água, uma mistura de azul com esverdeado, como aquelas praias paradisíacas que vemos.

Dunas

São mais de 5 quilômetros de areia fina e extensa, que por meio de um processo de sedimentação e erosão chegaram ao Cerrado. O ideal é ir até o local para ver o pôr do sol, que é um dos mais lindos que eu já vi.

dunas do jalapão

As dunas de areias douradas chegam a atingir 30 m de altura.

Quando chega o entardecer, os raios alaranjados e rosados, batem na areia fina e dourada e deixam o céu azul um espetáculo, que é completado pelo verde escuro dos buritis e pelo rio, que reflete ao fundo. É de tirar o fôlego!

Gostou das dicas e quer visitar o Jalapão? Acesse a Adventure Club e encontre o roteiro ideal para você e sua família.

Deixe um comentário

Close Menu