Dicas de Viagem / Ecoturismo / Pontos Turísticos

Jalapão: conheça os principais atrativos

abr, 03

O Brasil é um país cheio de encantos e com uma extensão territorial tão grande que muitos atrativos turísticos daqui são maiores do que países inteiros, como é o caso do Jalapão.

Localizado a leste do estado de Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão tem 34 mil quilômetros quadrados de uma natureza encantadora. Em tamanho, essa fatia do Norte é maior que a Bélgica, que tem pouco mais de 30 mil quilômetros quadrados.

De paisagem árida, o parque esconde cânions e dunas, mas também rios com e sem corredeira, além de praias desertas e lagos, que muitas vezes nos fazem questionar se na verdade não estamos em um ambiente de clima tropical.

flickr.com/guilherme jofili Incrível Pôr do Sol em Jalapão.

Com um pôr do sol de tirar o fôlego e paisagens que são verdadeiras obras de arte, o Jalapão é também destino de aventura em família, com trilhas ecológicas e rafting. Por esse motivo, decidi compartilhar um pouco da minha experiência na região, mostrando seus principais atrativos.

Fervedouros

Eles são uma das atrações turísticas mais procuradas da região, já que o fenômeno parece só acontecer ali. Os fervedouros nada mais são do que uma espécie de poço natural, chamado de afloramento ou ressurgência hídrica. Isso significa que águas subsuperficiais sobem e formam poças gigantes.

facebook.com/jalapaotocantinsoficial Quem for conhecer o local vai desfrutar de dunas, rios e espetaculares cachoeiras.

O atrativo fica por conta da impossibilidade dos turistas de afundarem nesses locais, já que a pressão realizada para que a água aflore, e também a areia, impedem que você chegue ao fundo. E não se preocupe, apesar do nome, as águas dos fervedouros tem temperatura agradável e ajudam a refrescar o calorão do Jalapão.

Ao todo são 8 fervedouros em todo o parque, todos em propriedade privada e alguns são abertos para visitação. Para isso, basta que o turista pague uma pequena taxa de R$10. Os mais conhecidos são o fervedouro de Bela Vista e o de Buritizinhos.

Cachoeira da Formiga

Uma das mais conhecidas cachoeiras da região, a Formiga é a preferida dos turistas por conta de seus atributos. O grande atrativo é a coloração da água, uma mistura de azul com esverdeado, como aquelas praias paradisíacas que vemos.

Dunas

São mais de 5 quilômetros de areia fina e extensa, que por meio de um processo de sedimentação e erosão chegaram ao Cerrado. O ideal é ir até o local para ver o pôr do sol, que é um dos mais lindos que eu já vi.

Flickr.com / Bart vanDorp As dunas de areias douradas chegam a atingir 30 m de altura.

Quando chega o entardecer, os raios alaranjados e rosados, batem na areia fina e dourada e deixam o céu azul um espetáculo, que é completado pelo verde escuro dos buritis e pelo rio, que reflete ao fundo. É de tirar o fôlego!

Gostou das dicas e quer visitar o Jalapão? Acesse a Adventure Club e encontre o roteiro ideal para você e sua família.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *