Dicas de Viagem / Ecoturismo

Dicas de lugares para acampar no Brasil

out, 30

Acampar é uma experiência incrível, que aproxima o turista da natureza e proporciona sensações que são ao mesmo tempo simples e extraordinárias, tais como: curtir o céu estrelado, deitar na grama, ouvir os grilos à noite e aproveitar as férias longe da agitação das grandes cidades.

Felizmente, para nós brasileiros, o país é repleto de destinos imperdíveis para acampar. Por todo o país há diversos campings que oferecem infraestrutura (uns mais, outros menos) para curtir o momento com segurança e em pleno contato com a natureza.

Onde acampar no Brasil?

Monte Roraima

Um dos destinos mais impressionantes quando pensamos em lugares para acampar no Brasil é o Monte Roraima. Este conjunto de montanhas localizado entre Brasil, Guiana e Venezuela já foi cenário de novela e é, sem dúvidas, uma das expressões mais belas da natureza brasileira. Cercado de lendas e mistérios, o Monte Roraima recebe turistas em praticamente todas as épocas do ano, sendo um destino perfeito para quem deseja acampar.

Confira os pacotes de viagem para o Monte Roraima.

Agulhas Negras – Parque Nacional do Itatiaia

Mais antigo parque nacional brasileiro, a área de preservação do Parque Nacional do Itatiaia é um cenário perfeito para acampar. Localizado no Rio de Janeiro, o parque abriga o Pico das Agulhas Negras, onde é possível conferir a beleza do Lago Azul, Piscina Natural do Maromba, Cachoeira Poranga e Véu da Noiva.

Serra do Cipó

Localizada em Minas Gerais, a Serra do Cipó fica a 90km da capital Belo Horizonte. Quem acampa na região tem à sua disposição mais de 60 cachoeiras lindas e perfeitas para refrescar e impressionar o turista. Além disso, o Parque Nacional da Serra do Cipó possui mais de 35.000 hectares de área preservada e repleta de cavernas, rios, cânions, sítios arqueológicos e muitas outras surpresas.

Dica: um passeio imperdível na Serra do Cipó é pelo cânion de Bandeirinhas, que só pode ser acessado através de uma trilha cheia de cachoeiras, vegetação com orquídeas e diversas espécies de aves.

Conheça os pacotes de viagem para a Serra do Cipó.

Travessia da Jureia à Iguape

Entre o litoral sul de São Paulo e norte do Paraná há uma faixa reta de terra que se estende por 200km. Trata-se da travessia da Juréia à Iguape (também conhecida como Trilha do Imperador ou Lagamar), que tem uma história que remete ao desejo do Imperador Dom Pedro I de criar uma passagem por terra na região.

Devido a este passado importante, a travessia da Jureia à Iguape é um dos poucos locais que conseguem harmonizar resquícios históricos com uma natureza linda e cativante. Foi justamente nesta região que o português Martim Afonso de Souza iniciou o processo de colonização da região onde hoje é o estado de São Paulo.

Serra da Canastra

Símbolo da natureza mineira e brasileira, a Serra da Canastra é uma ótima opção para quem deseja acampar e ter contato próximo com um dos ecossistemas mais completos do mundo. Por lá, existem cachoeiras de até 300 metros de queda livre de água — um verdadeiro espetáculo protegido pelo Parque Nacional da Serra da Canastra.

Confira os pacotes de viagem para a Serra da Canastra.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler