Skip to main content
search

Fundado em 1959, o Parque Nacional de Aparados da Serra é uma área preservada que fica entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A região possui uma paisagem impressionante, com formações rochosas de 130 milhões de anos, vales profundos e cercados de araucárias e incríveis quedas d’água com mais de 700 metros.

Parque Nacional do Aparados da Serra, dicas de Ecoturismo
Ecoturismo em Aparados da Serra: cânions

Os cânions de Aparados da Serra são as principais atrações da região. Ao chegar ao Parque Nacional de Aparados da Serra, o turista é prontamente recebido pelo cânion Itaimbezinho — o mais famoso de todo o parque. São quase seis quilômetros de extensão que podem ser percorridos por trilhas preservadas e que revelam uma natureza exuberante.

O topo do Itaimbezinho fica a 720 metros de altura, de onde é possível observar partes do litoral gaúcho. No local também é possível fazer passeios de bicicleta, escaladas, trilhas ecológicas e passeios off road.

Outro cânion que vale a pena visitar é o Fortaleza, que possui 900 metros de profundidade e incríveis 1500 metros de largura. Este é um dos melhores locais para realizar trilhas ecológicas e observar de perto os animais silvestres e plantas típicas da região. Entre os cânions de Itaimbezinho e Fortaleza, o cânion Malacra surge na natureza e integra o complexo da Serra Geral. Para chegar ao topo são quase seis quilômetros mata adentro, utilizando trilhas que passam por cachoeiras, lagos e rios.

Quando viajar para Aparados da Serra

O clima de Aparados da Serra é úmido, com temperaturas que variam bastante de acordo com a época do ano. O inverno (especialmente entre junho e agosto) é a época preferida dos turistas, pois é neste período que a vegetação fica mais verde e intensa. Entre dezembro e março as chuvas de verão podem atrapalhar os passeios e impedir o acesso ao parque.

Outra boa dica é visitar os cânions de Aparados da Serra no período da manhã. Desse modo, você evita a famosa neblina do final da tarde, capaz de impedir a visualização da paisagem.

Ficou interessado em conhecer esta incrível paisagem? Então confira os pacotes de viagem para Aparados da Serra.

Deixe um comentário

Close Menu