Skip to main content
search

“Terra das mil montanhas e dos milhões de sorrisos” – o slogan nacional de Ruanda é bem enfático e, ao mesmo tempo, realista se traçarmos um panorama deste pequeno país, de pouco mais de 11 milhões de habitantes, localizado na África centro-ocidental.

Englobando uma área cujo tamanho é um pouco maior que o estado brasileiro de Alagoas, Ruanda apresenta um relevo bastante montanhoso, e sua população vive, em sua grande maioria, na zona rural.

Um povo acolhedor, hospitaleiro e com um belo sorriso estampado no rosto, essa pode ser a definição da população local, com destaque para a capital Kigali, provavelmente a capital com maior desenvolvimento e qualidade de vida de toda a África.

Outra peculiaridade de Ruanda é o fato do país abrigar a única espécie dos fantásticos Gorilas das Montanhas, espécie essa que corre sério risco de extinção.

Turistas de todas as partes do mundo viajam ao país para conhecer esses magníficos animais, que habitam as montanhas de Virunga, uma região que contempla oito grandes vulcões.

No Parque Nacional de Virunga, também considerado um dos mais antigos parques nacionais existentes na África, estão presentes cerca de 300 animais dos Gorilas das Montanhas, todos protegidos, diga-se de passagem.

Infelizmente, mesmo com todos os esforços de preservação e o apoio de ONGs de proteção de animais de todo o mundo, só existem hoje em torno de 850 gorilas restantes, segundo dados do governo local. Mesmo assim, vale destacar que a proteção local dada a esses animais esteja dando resultado e o número de Gorilas das Montanhas tem aumentado gradativamente a cada ano.

Para os turistas que querem conhecer essa espécie magnífica de gorilas, vale lembrar que é necessário comprar uma permissão para acessar o parque, e, como o interesse em torno desses animais tem crescido muito, quanto mais antecedência na compra, melhor.

Outro fator para conhecer os gorilas é o fato de que, para avistá-los, são necessárias algumas horas de caminhadas, de 2 a 4, mais especificamente. Logo, preparo físico e disposição são indispensáveis!

O Parque Nacional de Virunga, coberto por densa floresta tropical, é cercado por um enorme muro de pedras. O acesso é todo feito com a ajuda de guias, que direcionam os turistas na direção dos animais.

Uma vez avistados os animais, geralmente famílias com mais de 10 membros, sendo um macho dominante (alguns medem mais de dois metros de altura), os turistas podem se aproximar e experienciar uma atividade única.

Deixe um comentário

Close Menu