Dicas de Viagem

Conhecendo o Monte Roraima: localização, fotos, melhores trilhas e muito mais!

jan, 15

Localizado em uma região privilegiada, bem na fronteira entre Brasil, Guiana Inglesa e Venezuela, o Monte Roraima é famoso especialmente por conta de seu formato achatado no topo — uma formação rochosa chamada Tepui. Quem observa de longe tem a impressão de estar vendo uma enorme mesa ao horizonte.

Especialistas apontam que o Monte Roraima é um dos pontos mais antigos do Planeta Terra e que toda a região, que atualmente apresenta clima predominantemente quente, já esteve completamente submersa.

iStock.com / mariusz_prusaczyk O Monte Roraima é famoso especialmente por conta de seu formato com topo achatado.

O que ver e fazer no Monte Roraima?

A natureza é o grande diferencial do Monte Roraima e do Parque Nacional do Monte Roraima. Não há diversas atrações turísticas, como em outros parques nacionais, mas o visual é de tirar o fôlego! O topo do Monte Roraima é um local privilegiado na Terra e quem visita o local tem a sensação de ser recebido de braços abertos pela natureza.

Uma boa dica, principalmente para quem viajar logo após a temporada de chuvas, é fazer as trilhas pelas cachoeiras do Parque Nacional do Monte Roraima. De lá é possível admirar a maior queda d’água da Terra: a cachoeira de Salto Ángel, com impressionantes 979 metros de altura.

iStock.com / zanskar O visual do Monte Roraima é de tirar o fôlego do turista.

Como chegar ao Monte Roraima?

Chegar ao Monte Roraima não é uma tarefa fácil, mas é uma excelente aventura para os fãs de trekking. O percurso mais tranquilo e seguro é feito pelo território venezuelano, através do caminho de La Rampa.

Saindo de Boa Vista, capital de Roraima, o turista deve ir até Pacaraima — ainda em território brasileiro. A passagem pela fronteira termina na cidade venezuelana de Santa Elena de Uiarén. De lá é preciso ir até Paraitepuy e, na sequência, até o Monte Roraima.

Lendas e mistérios do Monte Roraima

iStock.com / evenfh A história Monte Roraima é cercada por mistérios e lendas.

Por ser um ponto marcante na paisagem, o Monte Roraima sempre foi importante dentro das tradições indígenas que habitam esta região da América do Sul. Uma das lendas da região diz que o Tepui é a morada oficial do Deus Macunaíma.

Segundo os índios Macuxis, da Venezuela, a região era uma área sem montanhas. Um dia nasceu uma bananeira carregada de “frutos proibidos”, ou seja, ninguém poderia sequer tocar na planta. De acordo com a lenda, um dia a bananeira amanheceu cortada, provocando a revolta da natureza que fez surgir uma montanha gigante na paisagem.

Ficou interessado? Então, confira os pacotes de viagem para o Monte Roraima.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *