Skip to main content
search

Um dos principais destinos turísticos da América Central, a Costa Rica é um país rico em belezas naturais que encantam turistas de todo o mundo. Embora seja famoso pelas praias paradisíacas e pelos resorts de altíssimo padrão, o país conta com outro tipo de atração incrível: vulcões.

Por sinal, a Costa Rica é considerada uma das maiores zonas vulcânicas do planeta. Com seus pouco mais de 51.180 km² de território, o país conta com sete vulcões ativos, aproximadamente uma centena de vulcões inativos e em média 6.500 tremores de terra registrados por ano.

Como é de se imaginar, a Costa Rica garante experiências inigualáveis para quem tem fascínio por vulcões. Há uma série de passeios centrados em torno deles, dando ao turista a oportunidade de avistar suas formas impressionantes, além das fontes termais que se formam com o calor do magma que sobe à superfície – e o bacana é que, como o país é pequeno, é possível fazer um bate e volta a vários vulcões a partir da capital, San José.

Confira abaixo alguns dos vulcões abertos para turistas e já vá se preparando para conhecer esse país encantador!

Vulcões Costa Rica: Arenal 

Localizado na região norte, em meio a uma belíssima paisagem, o vulcão Arenal é o mais popular de toda a Costa Rica. A área que o circunda oferece diferentes trilhas e caminhadas. No percurso, o turista encontra sensores que vigiam a atividade do vulcão.

Esse é um dos vulcões possíveis de serem visitados em um passeio de um dia, saindo de San José, entretanto o mais interessante é se hospedar na vila de La Fortuna de San Carlos, que fica a apenas 15 km de distância, ou na cidade Quesada, a 40 km dali.

Vulcões Costa Rica: Imagem do Vulcão Arenal na Costa Rica, um dos mais famosos do país

O vulcão Arenal é um dos mais conhecidos da Costa Rica

O Arenal encanta principalmente à noite, quando é possível visualizar a cor marcante das explosões vulcânicas.

Ao visitar o vulcão Arenal, não deixe de conferir a Laguna del Arenal, onde é possível praticar esportes náuticos, passeios mais calmos com a família ou mesmo pesca esportiva. Você ainda pode aproveitar essa região privilegiada para visitar outro vulcão, mas este inativo: o Chato.

Vulcões Costa Rica: Poás

O vulcão Poás está localizado no parque nacional mais visitado de toda a Costa Rica: o Parque Nacional de Poás. Sendo assim, também aparece como um dos mais procurados do país. Lá, o turista pode fazer trilhas que o permitem conhecer a natureza da região e encontrar lagos em crateras e mirantes para observação.

Vulcão Poás, localizado no Parque Nacional de Poás, na Costa Rica

Na parte norte, encontra-se a Laguna Caliente, que como o próprio nome diz, possui águas quentes e altamente ácidas. Na porção sul, por outro lado, há o frio e claro Lago Botos, rodeado por uma exuberante vegetação

O vulcão Poás, que teve pequenas erupções recentemente em 2006 e 2011, também pode ser visitado a partir de San José, em um trajeto que leva mais ou menos uma hora e meia de carro. O ideal é chegar cedo para ter melhor visibilidade da cratera e evitar finais de semana, que costumam atrair muitos turistas.

Vulcões Costa Rica: Irazú

O vulcão Irazú está localizado na região de Cartago, bem próximo à capital, San José (50km). Sua primeira erupção registrada ocorreu em 1723, fato que se repetiu mais de 20 vezes ao longo dos séculos (sendo a última ocorrência na década de 1990). De lá de cima, a uma altura aproximada de 3.400 metros, é possível avistar os oceanos Atlântico e Pacífico.

O Irazú é surpreendente, principalmente, pela diferença gritante das paisagens. Sua cratera principal (são quatro ao todo) tem 300 metros de profundidade e um quilômetro de largura. Em seu interior, há um lago esverdeado rodeado por plantas. Mas, virando para o outro lado, a paisagem muda para um verdadeiro deserto rochoso – e surpreendentemente frio.

A dica é ir ao Irazú bem cedinho para conseguir melhor visibilidade, já que costuma ficar encoberto por uma névoa constante. E não se esqueça de levar roupas quentes para aguentar o vento forte que faz lá em cima!

O Vulcão Irazú, na Costa Rica, tem quatro crateras. Uma delas abriga um lindo lago verde.

Lago verde em uma das crateras do vulcão Irazú

Vulcões Costa Rica: Turrialba

O vulcão Turrialba, cujo nome vem da junção de duas palavras indígenas que significam “rio de fogo”, tem 3340 metros de altitude e é considerado o vulcão mais oriental do país.

Vista de longe do Vulcão Turrialba, na Costa Rica

Vizinho ao Irazú, é igualmente belo, mas um pouco mais difícil de alcançar. Depois de pegar estradas de terra, os aventureiros que desejam chegar ao topo da cratera precisam encarar uma caminhada que leva de uma a três horas, já que veículos não são autorizados. Devido ao seu difícil acesso, este vulcão é bem menos visitado.

Vulcões Costa Rica: Rincón de la Vieja

O vulcão Rincón de la Vieja, por sua vez, fica na região Guanacaste (oeste da Costa Rica) e tem como principais atrativos as nove aberturas em seu cume. Também é um vulcão ativo e teve sua última erupção em 1998. Segundo dizem, o nome do vulcão, “o canto da velha”, vem de uma lendária curandeira que supostamente viveu nas suas encostas até a morte.

Ficou com vontade de viajar até a Costa Rica e conhecer estes e outros vulcões?

A Adventure Club conta com ótimos roteiros de viagem para a Costa Rica. Confira!

Deixe um comentário

Close Menu