Skip to main content
search

A Índia é um país de cultura e história muito diferentes, por isso é fascinante. Tão plural quanto o Brasil e com tantos atrativos, ao planejar a primeira viagem ao país, pode ser difícil decidir por um destino. Um bom roteiro é o Triângulo Dourado, região do noroeste da Índia ao sul da Cordilheira do Himalaia e que abrange as cidade de Delhi, Jaipur e Agra.

Essa região possui os principais pontos de visita da Índia e tem esse nome pela histórica exploração do ouro. As três cidades guardam verdadeiras joias históricas, além das cores, cheiros e o estímulo de todos os sentidos. Confira algumas atrações de cada “ponta” do Triângulo Dourado da Índia:

Delhi

Importante porta de entrada para o país, Delhi é a capital da Índia. A cidade é uma metrópole, que combina o antigo com o moderno. Em meio a arranha-céus, é possível encontrar restos do passado na forma de monumentos e lembranças silenciosas do antigo legado da região. Os principais pontos turísticos que merecem uma visita são o Red Fort, o templo Akshardaham e o Mausoléu do Imperador Humayun.

Red Fort (Forte Vermelho)

O Red Fort é o símbolo do Império Mughal, sendo a antiga residência oficial da família real. Atraindo turistas do mundo inteiro por seu expressivo porte, o forte foi construído no século XVII. A entrada mais indicada é pelo portal Lahore, onde ainda é possível ver marcas de tiros nas paredes. O forte ainda conta com outras atrações, como a Mesquita de Pérola, o Museu de Arqueologia e os jardins que o cercam.

Akshardaham

O complexo de Akshardaham é um monumento recente e foi inaugurado em 2005. A construção foi feita para cumprir o desejo do líder espiritual Brahma Swarup Yogiji Maharaj, que queria “um templo construído nas margens do rio Yamuna”.

Considerado o maior templo hindu do mundo, a imponência e o luxo de Akshardaham são impressionantes. O templo tem 43 metros por 109 de comprimento, foi construído em mármore branco e arenito rosa, possui cúpulas perfeitas, torres shikhar, pilares talhados, 20 mil esculturas de figuras e divindades típicas do hinduísmo, chamadas de murtis, e da sua base de pedra brotam 148 elefantes (Gajendra Pith).

Mausoléu do Imperador Humayun

Esse mausoléu foi construído por volta de 1574 a pedido da viúva do imperador indiano Humayun. Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a edificação é trabalhada em mármore branco e preto e resguarda os restos mortais do imperador e de sua viúva, além de reunir em seu interior objetos históricos e manuscritos.

Jaipur

Jaipur é a capital da província do Rajastão e conhecida como a cidade cor-de-rosa, porque suas construções foram pintadas dessa cor em 1876, por ordem do marajá Ram Singh, para agradar o príncipe de Gales em uma visita. Na Índia, o rosa é a cor das boas-vindas, por isso, a tradição é mantida até hoje.

Ótimo exemplo do norte da Índia de uma cidade planejada, atualmente, Jaipur é um importante centro de negócios e atrai inúmeros visitantes devido ao inquestionável potencial turístico e à capacidade em preservar raízes e valores.

Um dos pontos altos da cidade são suas artes e artesanatos, joias, tecidos pintados à mão e esculturas em pedra, além da possibilidade de fazer um inesquecível passeio no dorso de um elefante. Dentre seus pontos turísticos estão o Amber Fort e o Hawa Mahal.

Amber Fort

Cercado por montanhas, represas e muralhas, o Amber Fort é conhecido por seu estilo único, misturando a cultura muçulmana com a hindu. Construído no século XVI, ele conserva sua arquitetura intacta até os dias atuais. O palácio dentro do complexo do forte é enorme e repleto de salões, jardins, pavilhões e templos.

Hawa Mahal (Palácio dos Ventos)

Ícone da cidade de Jaipur, o Hawa Mahal é um suntuoso edifício com fachada rosa, além de 953 janelas e balcões posicionados estrategicamente no topo, a uma altura de cinco andares. Construído em 1799 e dedicado a Krishna, ele foi projetado deste modo para que as mulheres da família real pudessem observar o que se passava na rua sem serem notadas, já que elas não podiam sair de casa para manter a pureza. Além de ser memória de outros tempos e costumes, o prédio também dispõe de um museu arqueológico.

Agra

A cidade de Agra era a capital da Índia nos séculos XVI e XVII, durante o Império Mughal. Nesta época, houve um forte investimento por parte do governo e a cidade floresceu, abrigando a construção de fortes, túmulos e palácios. Durante este período a cidade se tornou um dos principais centros de arte, ciência, comércio e cultura da Índia. Os principais pontos turísticos são Agra Fort e o famoso monumento Taj Mahal.

Agra Fort

Situado na margem do Rio Yamuna, o forte foi construído pelo imperador Akbar entre 1565 e 1573, funcionando por muito tempo como base militar, mas o imperador Shah Jahan, que mandou construir o Taj Mahal, transformou-o em palácio. O prédio é colossal, com 20 metros de altura e dois quilômetros e meio de diâmetro, suas fortificações são de arenito vermelho e englobam um complexo de construções de diferentes estilos arquitetônicos.

Taj Mahal

Entretanto, o que marca mesmo Agra é a presença do grandioso monumento que simboliza a Índia, o Taj Mahal, uma das Sete Maravilhas do Mundo. Ele foi construído entre 1630 e 1643, pelo imperador Shah Jahan, em memória de sua esposa, Aryumand Banu Begam, que morreu após dar à luz o 14º filho. O Taj Mahal acabou sendo erguido sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna. A visita ao mausoléu em mármore branco com pedras semipreciosas incrustadas é, sem dúvida, um dos pontos altos da viagem à Índia.

Para que possamos oferecer as melhores dicas e proporcionar experiências incríveis aos turistas, nossa consultora de viagens, Natasha, está realizando este tour maravilhoso pelo Triângulo Dourado da Índia. Em breve teremos mais novidades sobre este destino.

Confira, pacotes de viagem para Índia.

Deixe um comentário

Close Menu