Curiosidades / Dicas de Viagem

Conheça o Lago Titicaca: o maior da América Latina e o lago navegável mais alto do mundo

nov, 21

Localizado na fronteira entre o Peru e a Bolívia, a 3.812 metros acima do nível do mar, o Titicaca é o mais alto lago navegável de todo o mundo. Também destacado como o maior da América Latina, o Lago Titicaca possui mais de 8.300 quilômetros quadrados de extensão e profundidade que pode chegar a 280 metros — características que fazem dele um lago perfeito para a navegação comercial.

flickr.com / Frank_am_Main O Lago Titicaca é muito grande e existem 41 ilhas em suas águas.

O Lago Titicaca é tão grande que existem 41 ilhas dentro de suas águas, sendo que algumas abrigam várias famílias que trabalham e vivem sem precisar deixar o local.  São as chamadas “Uros”, ilhas artificiais muito populares no Peru e que atraem a atenção de turistas que buscam conhecer as comunidades indígenas que moram em ilhas como Puno e Taquile.

Mitologia Inca no Lago Titicaca

Muitos estudos indicam que foi exatamente na imensidão do Lago Titicaca que a civilização Inca nasceu.  A lenda andina diz que o próprio “deus Sol” ordenou que seus filhos Manco Capac e Mama Ocllo fossem atrás de um local perfeito para o surgimento de seu povo. O ponto escolhido como berço da sociedade Inca foi a ilha posteriormente batizada de Isla del Sol, que foi habitada pelos Incas até a invasão das tropas espanholas no século XVI.

flickr.com / Szymon Kochanski A Isla del Sol foi o lugar escolhido como o berço da sociedade Inca.

Atualmente, é possível visitar diversos sítios arqueológicos ao longo do Lago Titicaca, principalmente nas ilhas habitadas por comunidades indígenas que descendem diretamente dos Incas.  Vale a pena conferir as tradições e culturas destes povos que vivem da pesca e da agricultura, exatamente como faziam seus antepassados.

Reserva Natural do Lago Titicaca

Criada somente em 1978 e protegida pelo estado Peruano desde então, a Reserva Natural do Lago Titicaca abrange uma área superior a 37 mil hectares com os municípios de Huancané, Ramis e Puno. A região abriga diversas espécies de pássaros característicos do Lago Titicaca, assim como peixes e anfíbios que só vivem no local. Fazem parte da Reserva Natural do Lago as ilhas de Huaca Huacani, Santa Maria e Toranipata.

Lago Titicaca: cidade de Puno

Localizada às margens do Lago Titicaca, a cidade de Puno é a principal localidade para quem deseja conhecer o famoso lago. Também conhecida como a Capital Folclórica das Américas, a cidade de Puno conta com diversos festivais anuais que relembram as tradições Incas e os atuais costumes e cultura de suas pequenas aldeias.

flickr.com / Danielle Pereira A cidade de puno é conhecida como a Capital Folclórica das Américas, e a cidade possui vários festivais anuais que relembram as tradições Incas e os atuais costumes de suas aldeias.

Confira os pacotes especiais da Adventure Club para o Lago Titicaca.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *