Skip to main content
search

O clima e vegetação da Nova Zelândia

A Nova Zelândia guarda todos os atributos que se espera de um local paradisíaco e, além das belezas naturais, é geograficamente isolada — o que valoriza ainda mais a paisagem. Situado a cerca de 2.000 km a sudeste da Austrália, o país é formado por duas ilhas principais separadas pelo Estreito de Cook, a Ilha do Norte e a Ilha do Sul. e por outras ilhas menores.

Devido ao seu isolamento, o país conta com uma fauna bastante peculiar e particular. Na região é possível encontrar espécies que são desconhecidas no resto do mundo, como o lagarto gecko, o tuatara (um réptil com bico de ave) e o kiwi — uma espécie rara de ave incapaz de voar. No litoral, onde se encontram correntes marinhas frias e mornas, há também uma grande variedade de peixes exóticos.

Ave kiwi, Nova Zelândia.

Na Nova Zelândia, as aves são numerosas devido à ausência de predadores. Dentre as espécies, existem espécies raras, como o kiwi.

A vegetação impressionante, registrada em filmes como “O Senhor dos Anéis”, é formada por bosques de árvores perenifólias (cujas folhas se mantêm durante o ano todo) e florestas. Apesar da porção de vegetação nativa ter diminuído ao longo do século, ainda é possível observar toda a vivacidade das matas em lugares como o Parque Nacional de Kaingaroa.Clima da Nova Zelândia

No que diz respeito ao clima, a Nova Zelândia possui temperaturas amenas. Em Auckland — a maior cidade do país, localizada na Ilha Norte —, a média de temperatura varia entre 24°C e 12°C no verão e entre 15°C e 9°C no inverno.

É possível notar uma boa diferença de clima entre as ilhas, oscilando entre subtropical no norte até quase subantártico na porção montanhosa do sul. Na Ilha do Norte, onde estão praias como Bay of Plenty e da Península de Coromandel, o clima é mais úmido e faz mais calor.

Bay of Plenty, monte em Tauranga, na Nova Zelândia.

Na cidade de Tauranga, na Bay of Plenty, existem praias espetaculares que atraem surfistas durante todo o ano.

Na Ilha do Sul o clima é dividido entre áreas mais chuvosas e outras mais secas. Isso ocorre porque a ilha está localizada na região dos Alpes Ocidentais, uma cadeia de montanhas que evita que a água do mar transpasse para a parte leste, aumentando a incidência de chuvas.

Ficou interessado em conhecer esse exótico destino turístico? Confira os pacotes de viagem para a Nova Zelândia.

Deixe um comentário

Close Menu