Dicas de Viagem / Ecoturismo

As maravilhas do Vale do Céu na Serra da Canastra

dez, 29

Para os amantes da natureza, um dos lugares imperdíveis no entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra é o Vale do Céu. Este recanto ecológico reúne hospedagem, aventura, ecoturismo e educação ambiental em meio a cachoeiras, trilhas e piscinas naturais.

Localizado a 23km de São João Batista do Glória, em Minas Gerais, o Vale do Céu é uma espécie de reserva ecológica que concentra diversas atrações. Cercado pelos vales da Serra da Babilônia, o lugar possibilita a prática de esportes como rapel, tirolesa e canoagem, além de oferecer atrativos naturais como o Córrego do Facão — onde é possível se refrescar nas águas cristalinas das piscinas naturais.

flickr.com / Antonio Florêncio A cachoeira do Véu de Noiva é formada pelo Rio Coxipó.

De lá também se chega às cachoeiras Mapa do Brasil, Véu da Noiva e Vale do Céu. O conjunto de quedas pode ser acessado por uma trilha sinalizada, de 800 metros de extensão. Primeiro, chega-se à Cascatinha, com piscinas naturais. Na sequência vem o Salto do Macaco, o Véu da Noiva (queda com 12 metros de altura) e, finalmente, a cachoeira Vale do Céu, com 35 metros.

A partir do Vale do Céu, ainda é possível explorar o Parque Nacional da Serra da Canastra, onde fica a nascente do Rio São Francisco. Lá, entre as diversas cachoeiras e trilhas, fica a cachoeira Casca D’Anta, uma das mais altas do Brasil — formada por uma impressionante sequência de cinco quedas, sendo que a maior tem 186 metros de altura.

flickr.com / Rodney Domingues O Vale do Céu é ideal para quem quer descansar e apreciar a natureza, como a cachoeira Casca D’Anta.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *