Dicas de Viagem

As belezas da Chapada das Mesas, no Maranhão

jun, 15

A Chapada das Mesas, no Maranhão, é um verdadeiro paraíso escondido no coração do nosso país. A área de mais de 160 mil hectares de puro cerrado brasileiro foi transformada em um Parque Nacional em dezembro de 2015, tornando-se um dos mais novos e bem sucedidos do Brasil.

A criação do Parque Nacional da Chapada das Mesas foi o resultado de um grande esforço do Governo para tentar preservar parte do cerrado, um bioma exclusivamente brasileiro que também é conhecido como “savana brasileira”. Originalmente, o cerrado cobria 20% de todo o país, hoje restam apenas 34,22% destes, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A beleza da Chapada das Mesas, no Maranhão, é o destino perfeito para quem busca aventuras e belezas naturais.

O que fazer na Chapada das Mesas, no Maranhão

Trilhas e cachoeiras são extremamente abundantes na Chapada das Mesas, no Maranhão. Os passeios se resumem a uma variedade imensa de cenários de tirar o fôlego! A cidade de Carolina é o ponto de apoio principal para quem visita a Chapada. Carolina é um polo turístico bastante estruturado, com tudo que os viajantes precisam para aproveitar os passeios. Só a cidade já conta com quase 100 cachoeiras e centenas de nascentes de água diferentes, por isso também é conhecida como “Paraíso das Águas”.

Existem alguns passeios que são obrigatórios para quem passa por lá. O Encanto Azul é um deles, um poço de seis metro de profundidade com a água mais cristalina que você verá em toda a vida. A nascente de água do Encanto Azul é morna.

O Poço Azul é outro passeio para ser feito junto ao Encanto Azul, porque são próximos. O Poço é uma das maravilhosas da natureza mais deslumbrantes da Chapada das Mesas, também uma piscina natural.

Quando visitar a Chapada das Mesas?

A melhor época do ano para visitar a Chapada das Mesas, no Maranhão, é durante o período de secas, de julho até dezembro. Durante essa época, tomar banho nos rios e cachoeiras é mais tranquilo e você terá uma chance muito maior de presenciar as águas cristalinas como elas são. As chuvas podem afetar bastante a cor da água das piscinas naturais.

Se interessou por esse destino? A Adventure Club conta com os melhores roteiros de viagem para quem busca experiências enriquecedoras e aventuras pelo Brasil e o mundo! Entre em contato conosco e comece agora mesmo a planejar sua próxima aventura!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *