Skip to main content
search
fortaleza dos reis magos

A Fortaleza dos Reis Magos é uma construção militar que fica em Natal, no Rio Grande do Norte.

Patrimônio histórico e artístico do Brasil, a Fortaleza dos Reis Magos é uma antiga edificação militar localizada em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Inaugurada em 25 de dezembro de 1599, esta construção é considerada o marco inicial desta belíssima cidade do Nordeste, e recebeu este nome porque suas obras foram iniciadas justamente no Dia de Reis (6 de janeiro) do ano anterior.

Este importante ponto turístico é popular principalmente por causa do seu peculiar formato de estrela — uma alusão ao Dia de Reis. Toda a estrutura é feita de alvenaria, cal e pedra, e o complexo é composto por diversos depósitos de suprimentos e armamentos, além de quartéis, uma capela, uma cisterna e uma casa de comando.

Passeio turístico pela Fortaleza dos Reis Magos

A Fortaleza dos Reis Magos é responsável por abrigar um item de imensurável importância histórica: o Marco de Touros, considerado o monumento/documento mais antigo do Brasil. De acordo com estudiosos e guias locais, esta peça esculpida em mármore data de 1501, e foi fixada no local como forma de atestar o Reino de Portugal como descobridor e detentor daquelas terras.

torre dentro da fortaleza dos reis magos

Por dentro da Fortaleza dos Reis Magos, em Natal.

O turista que visita a região pode ficar a poucos metros de distância deste importante monumento, além de conhecer a capela, os alojamentos, os depósitos e até os canhões que protegiam a costa brasileira. Outro detalhe que vale a pena observar é o piso da Fortaleza, que é exatamente o mesmo do dia da inauguração, há mais de 500 anos.

Para chegar até a Fortaleza dos Reis Magos é preciso atravessar uma passarela de 500 metros, um trajeto seguro e que proporciona uma vista linda da Praia de Genipabu e do Rio Potengi.

Deixe um comentário

Close Menu