Skip to main content
search

Localizado em uma região privilegiada, bem na fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, o Monte Roraima é famoso especialmente por conta de seu formato achatado no topo – uma formação rochosa chamada Tepui. Quem observa de longe tem a impressão de estar vendo uma enorme mesa ao horizonte. 

Por serem isolados, os Tepuis costumam apresentar uma fauna e flora muito peculiares. No topo do Monte Roraima, por exemplo, é possível encontrar um sapo preto minúsculo, do tamanho de um grão de feijão, além de outras espécies de animais e plantas endêmicas.

Especialistas apontam que o Monte Roraima é um dos pontos mais antigos do Planeta Terra e que toda a região já esteve completamente submersa.

Monte Roraima, na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela

O Monte Roraima é famoso especialmente por conta de seu formato com topo achatado.

O que ver e fazer no Monte Roraima?

A natureza é o grande diferencial do Monte Roraima e do Parque Nacional do Monte Roraima. Ao contrário de grande parte das montanhas, o topo é repleto de atrações. Dessa forma, tanto a caminhada até lá quanto o topo em si proporcionam grandes momentos e experiências aos visitantes.

Algumas atrações que você poderá conhecer no Monte Roraima:

* Ponto tríplice: monumento que marca a união das três fronteiras – Brasil, Guiana e Venezuela. 

* Vale dos Cristais: campo coberto por milhares de pequenos cristais de quartzo. 

* Los Jacuzzis: piscinas naturais de águas transparentes formadas pela água das chuvas. Repletas de minerais e cercadas por formações rochosas.

* Salto Ángel: o salto mais alto do mundo, com 979 metros de altura. 

* La Ventana: o mirante mais conhecido do Monte Roraima.

* Lago Gladys: um lago de beleza singular.

* El Fosso: piscina natural de águas alaranjadas.

Como chegar ao Monte Roraima?

Chegar ao Monte Roraima não é uma tarefa fácil, mas é uma excelente aventura para os fãs de trekking. 

Primeiro, vale saber que o acesso se dá exclusivamente pela Venezuela. Saindo de Boa Vista, capital de Roraima – Brasil, os visitantes seguem por terra até a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén. De lá, a viagem segue até a Comunidade Indígena de Paraitepuy, de onde saem todas as expedições para o Monte Roraima. 

A Adventure Club faz toda essa logística e oferece um atendimento totalmente personalizado. Confira nossos pacotes para Monte Roraima.

Paredão do Monte Roraima

O visual do Monte Roraima é de tirar o fôlego do turista.

Como é o trekking no Monte Roraima?

De Paraitepuy, é hora de caminhar até o primeiro acampamento; um percurso de 16km que leva aproximadamente cinco horas. Com as energias recarregadas, no dia seguinte o trekking segue até a base do Monte Roraima. De lá, começa a primeira parte da subida até chegar nos 1850 metros de altitude.

O topo fica para o dia seguinte. Durante a caminhada, há diversas paradas para fotos, descanso e contemplação da paisagem, que se mostra um espetáculo em todos os cantos. Na chegada ao topo, os visitantes são recebidos pelos Guardiões da Montanha, três enormes blocos de pedras que têm o formato de “observadores”. 

3 pontos importantes sobre o trekking:

1) Para chegar ao cume, leva-se em média um dia e meio e, para, descer, um dia. Porém, o tempo de permanência no topo pode variar – a critério do visitante. Há roteiros de 6, 8, 9 e 10 dias. Quanto mais tempo, mais lugares e atrativos para serem desbravados. 

2) O nível de dificuldade é de médio a difícil, pois a caminhada é realizada em terrenos acidentados. 

3) Essa experiência, para além daqueles que gostam de fazer longas caminhadas, é indicada para quem gosta de acampar e viver dias de completa imersão na natureza.

Quando ir ao Monte Roraima?

A época mais indicada para conhecer o Monte Roraima é de setembro a março, quando há menor incidência de chuvas e maior visibilidade (por conta da baixa nebulosidade). 

Na estação chuvosa, que ocorre entre maio e setembro, as caminhadas exigem maior cuidado e atenção, já que os terrenos ficam mais escorregadios. Ainda que não tão recomendada, essa época oferece alguns pontos positivos: a vegetação fica mais verde, as trilhas mais vazias e as cachoeiras aparecem despencando dos paredões, um espetáculo que acontece exclusivamente nesse período.

Lendas e mistérios do Monte Roraima

vista do monte roraima

A história do Monte Roraima é cercada por mistérios e lendas.

Por ser um ponto marcante na paisagem, o Monte Roraima sempre foi importante dentro das tradições indígenas que habitam essa região. Uma das lendas locais diz que o Tepui é a morada oficial do Deus Macunaíma. 

Segundo os índios Macuxis, da Venezuela, a região era uma área sem montanhas. Um dia nasceu uma bananeira carregada de “frutos proibidos”, na qual ninguém poderia sequer tocar. De acordo com a lenda, um dia a bananeira amanheceu cortada, provocando a revolta da natureza que fez surgir uma montanha gigante na paisagem.

Se interessou?

Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagem para o Monte Roraima.

Deixe um comentário

Close Menu