Skip to main content
search

Um dos pontos turísticos mais famosos de todos os tempos e que está sempre entre as atrações mais visitadas em todo o mundo, a Grande Muralha da China é um símbolo da tecnologia e vontade humana. Constituída por diversas muralhas, este impressionante símbolo chinês começou a ser construído no ano 220 a.C. e foi finalizado apenas no século XV, durante a Dinastia Ming.

Embora muitas pessoas acreditem que a história da Muralha da China é que ela tenha sido construída para proteger o Império Chinês de seus vizinhos, historiadores apontam que não havia qualquer ameaça do tipo na época em que a construção foi iniciada. Acredita-se que a obra foi idealizada pelo imperador Qin Shihuang, que tinha obsessão pela segurança e paixão por projetos de grande porte.

Muralha da China e suas curiosidades

Além disso, as obras da Grande Muralha seriam locais perfeitos para enviar presos e desordeiros, obrigando-os a trabalhar, e para ocupar milhares de soldados sem trabalho. Com a morte do imperador Qin, em 210 a.C., iniciou-se um momento de agitações e disputas políticas. Quatro anos mais tarde, os trabalhos foram retomados pela Dinastia Han.

A partir de então, cerca de um milhão de operários trabalharam até o monumento ficar pronto, o que só aconteceu quase dois mil anos depois. Apesar da grandiosidade do projeto, a Grande Muralha não foi o suficiente para impedir invasões — sobretudo de Mongóis e Xiambeis — e, por isso, diversas restaurações foram necessárias ao longo dos anos.

Por volta do século XVI, com a expansão chinesa ao norte, a Grande Muralha da China perdeu sua função estratégica e foi abandonada como estrutura militar. Hoje, é uma das principais atrações turísticas do país, sendo considerada uma prova de sua história milenar e grandiosa.

Curiosidades sobre a história da Muralha da China

• O grande imperador mongol Genghis Khan, que viveu entre 1162 e 1227, conseguiu derrotar os chineses enquanto o setor leste da Grande Muralha era erguido;

• Por outro lado, em 1482, uma invasão mongol foi anulada pela força e imponência da Grande Muralha da China;

• São 8.850 quilômetros de extensão e 7,5 metros de largura, além de 3,75 metros de altura;

• 20 séculos! Este é o tempo estimado de toda a história da Muralha da China, entre o início e a conclusão da obra;

• A Grande Muralha da China passa por nove províncias e mais de 100 condados;

• Para modernizar a obra ao longo dos anos, alguns tijolos foram substituídos por gesso calcário;

• Desde 2007, é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno. Nesta eleição popular, a Grande Muralha ficou em primeiro lugar;

• É a mais longa estrutura já feita pela humanidade;

• Apesar do que dizem, a Grande Muralha da China não pode ser vista da Lua. Este mito surgiu em 1893, após uma publicação na revista norte-americana The Century, mas já foi desmentido no século XX, inclusive pelo primeiro astronauta chinês, Yang Liwei.

Ficou interessado em conhecer esta impressionante obra? Agora que você já conhece a história da Muralha da China, confira os pacotes de viagem para a China e visite!

Deixe um comentário

Close Menu