Skip to main content
search

A Floresta Amazônica abrange nove países, Brasil, Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa – Amazônia Internacional – e, dentro do Brasil, se estende por nove estados, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará, Amapá e Roraima – Amazônia Brasileira ou Amazônia Legal. 

É a maior floresta tropical do mundo, abriga a maior biodiversidade do planeta e tem um papel fundamental na regulação do clima global. O desmatamento afeta seriamente toda a floresta, ameaçando não só a sobrevivência de seus habitantes, mas também uma população de milhões de habitantes que dependem diretamente das águas trazidas pelos rios voadores.

Rios Voadores na Amazônia

Mas, afinal, o que são rios voadores? 

A alta umidade do ar na região amazônica tem uma relação direta com a quantidade de árvores que lá existem. As raízes de algumas conseguem penetrar até 30 metros no solo, retirando dele a água que precisam para viver. Os troncos e os galhos levam essa água para as flores que, por sua vez, transpiram e geram toda essa umidade no ar. São mais de 20 bilhões de toneladas de água que, diariamente, vão do solo para a atmosfera. Parte desse volume se transforma em chuva que cai na própria floresta, outra parte é transportada para a atmosfera, formando os rios voadores. O desmatamento dessa imensa floresta tropical afeta seriamente essa dinâmica, ameaçando não só a sobrevivência de seus habitantes, mas também uma população de milhões de habitantes que dependem diretamente das águas trazidas pelos rios voadores.

Fonte Vídeo Brasil Selvagem: Biomas – Os rios voadores da Amazônia, do canal National Geographic Brasil

Quer saber outras 3 curiosidades da Amazônia?

1. Arquipélago de Anavilhanas

Também na Amazônia está o segundo maior arquipélago do mundo, o arquipélago de Anavilhanas, inserido no Parque Nacional de Anavilhanas. O Parque foi criado com o objetivo de preservar o arquipélago fluvial de Anavilhanas bem como suas diversas formações florestais, além de estimular a produção de conhecimento por meio da pesquisa científica e valorizar a conservação do bioma Amazônia com base em ações de educação ambiental e turismo sustentável. O foco é harmonizar as relações entre as comunidades do entorno e a Unidade com ações de bases sustentáveis, segundo o site oficial.

2. Botos-Cor-de-Rosa

Você já escutou a lenda do boto-cor-de-rosa? Trata-se da história de um animal que, em noites estreladas, se transforma em um bonito rapaz que circula em festas e bailes para encantar jovens e levá-las em seu barco. Esse animal é o boto-cor-de-rosa, que tem a coloração rosada quando adulto devido às veias que ficam bem abaixo da pele. É um dos mais inteligentes integrantes da fauna brasileira e vive nas águas dos rios amazônicos do Brasil, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru. Você pode visitá-los, respeitando medidas para a preservação e segurança da espécie.

Botos cor de rosa na Amazônia

3. Povos Indígenas

Estima-se que são mais de 180 povos indígenas vivendo na Amazônia Brasileira. Mas você sabia que ainda existem povos isolados que nunca tiveram contato com a civilização moderna? Dentre eles, estão os Awá, que são caçadores-coletores e nômades que vivem em constante movimento, sendo capazes de construir uma casa em apenas algumas horas e abandoná-la dias depois. Outros vivem em casas comunitárias e cultivam plantações de mandioca e outros vegetais. Além das comunidades indígenas, também vivem na Amazônia populações tradicionais como quilombolas, ribeirinhos, pescadores e agricultores. 

 

Povos Indígenas na Amazônia

Você já tinha escutado falar sobre essas curiosidades?

Baixe e-book gratuito

Para saber mais sobre a Amazônia, baixe nosso e-book gratuito Identidade da Amazônia clicando aqui. Você terá acesso à história, curiosidades, informações turísticas, lendas, gastronomia e muito mais sobre a região.

E-book Amazônia

E se você deseja conhecer presencialmente esse destino tão autêntico, conte com a Adventure Club para realizar essa viagem. Somos especialistas há mais de 23 anos em conectar pessoas à natureza por meio de experiências super inusitadas!

Deixe um comentário

Close Menu