Skip to main content
search

Você consegue pensar em um destino brasileiro repleto de belezas naturais com uma área correspondente à cidade de São Paulo inteira? Essa resposta pode parecer difícil, mas talvez uma palavra-chave da dica a seguir te fará descobrir: a região tem 155 mil hectares de dunas e restingas, além de lagoas formadas pelo acúmulo de água das chuvas. 

Estamos falando do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As dunas, principal característica da região, são formadas pela força dos ventos, que alteram constantemente o cenário e criam paisagens únicas e deslumbrantes. E, hoje, queremos te mostrar um lado diferente desse lugar, que, proporcional à sua extensão, tem as mais belas riquezas naturais.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a experiência mais espetacular do “deserto brasileiro”

Zona Primitiva do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses 

É claro que vamos te mostrar uma parte ainda pouco explorada, afinal, nada como viajar e viver experiências fora do comum, não é mesmo? Então imagina a experiência de fazer um trekking pelos oásis dos Lençóis Maranhenses, com paisagens de tirar o fôlego, que pode durar três dias ou até mais. Caminhada pela praia, pelas dunas e banhos nas lagoas para se refescar.

Essa atividade por si só já é uma experiência e tanto, afinal, imagina dias caminhando pelo nosso “deserto”! Mas, além do forte contato com a natureza, você se conectará com a população local, pois as pernoites acontecem em casas de moradores nativos. Já imaginou? É aquele tipo de viagem que te desperta um aprendizado super diferente e enriquecedor.

Zona Primitiva do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a experiência mais espetacular do “deserto brasileiro”

Para fazer a travessia, oásis com perfeito abrigo são Queimada dos Britos e Baixa Grande. Essas regiões contemplam a Zona Primitiva, onde a visitação só pode ocorrer em níveis de mínimo impacto para melhor preservação do local. Desde 2017, é proibida a realização de passeios turísticos ou visitação em veículos motorizados de qualquer natureza; somente às famílias que residem no local, que são cerca de 30, é permitido o tráfego em veículos motorizados para transporte de pessoas, alimentos e materiais.

E, por falar nisso, uma curiosidade sobre as famílias. Antigamente, boa parte da população que vivia dentro do parque era nômade, porque, devido à movimentação das dunas, suas casas eram completamente encobertas pela areia e eles eram obrigados a se mudar. Então, em vez de eles construírem suas casas com tijolos, construíam de palha para que pudessem se mudar com mais facilidade. 

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Você já pode começar a planejar essa experiência!

Para saber essas e outras curiosidades diretamente com os moradores locais, ter a sensação de morar por alguns dias dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e apreciar um lindo pôr do sol e contemplar as estrelas com uma super exclusividade, fale com os nossos consultores. Essa viagem ficará marcada para sempre no seu coração. 

2 Comentários

Deixe um comentário

Close Menu