Adventure Club
+55 11 5573-4142
Blog / Ecoturismo

5 motivos para visitar a Serra da Canastra

jul, 16

A região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, por muito tempo, manteve-se isolada por estradas de terra de difícil circulação. Mas isso ficou para trás. Embora alguns caminhos ainda reservem dificuldades, a região vem conquistando, cada vez mais, o público e um importante espaço no turismo ecológico e de aventura.

O destino abriga diversas paisagens deslumbrantes e proporciona diferentes vivências aos seus visitantes. São mais de 200 mil hectares, abrangendo seis municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio.

Se você está pensando em visitar a Serra da Canastra, aqui estão 5 motivos para programar essa experiência já! 

1. Conhecer um Parque Nacional

A maior atração da região é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 com o principal objetivo de proteger as nascentes do rio São Francisco, o curso d’água mais conhecido que brota no imenso chapadão em forma de baú. 

O Parque ocupa uma área de 71.525 hectares e abrange os municípios de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis. Dentro do Parque estão algumas das mais belas atrações da região, como a cachoeira Casca D’Anta.

2. Visitar a nascente do rio São Francisco

O rio São Francisco, o Velho Chico, é o rio mais emblemático do Brasil. E adivinha: sua nascente encontra-se na Serra da Canastra. Essa é uma das atrações mais procuradas pelos visitantes; alguns aproveitam para lavar o rosto, outros para beber a sua água. 


3. Provar o famoso queijo da Canastra 

A produção do queijo da Canastra é uma tradição de mais de 200 anos. Antigamente, o alimento era fabricado apenas para o sustento das famílias, mas aos poucos começou a ser vendido em vilarejos e ganhar destaque. 

O queijo ficou tão famoso que o seu modo de produção passou a ser reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2008. 

Queijo Canastra

4. Admirar a bela cachoeira Casca D’Anta

Há mais de 200 cachoeiras espalhadas pela Serra da Canastra. A mais famosa delas, o cartão postal da região, é a cachoeira Casca D’Anta. Essa é a primeira grande queda do Velho Chico – com impressionantes 186 metros de queda livre.

Ela está situada dentro da área do Parque Nacional, com entrada pela cidade de São Roque de Minas. Pode ser acessada tanto por baixo quanto por cima. Pode-se optar por visitar as duas partes em um dia só, com uma trilha de 5 km. 

5. Contemplar a rica fauna e flora da região 

A Serra da Canastra está localizada no finalzinho da Mata Atlântica e no início do Cerrado. Por isso, a fauna e flora local é tão diferente de outras regiões de Minas Gerais.

Sua vegetação é composta, principalmente, por Campos Rupestres, Matas Ciliares e Cerrado. E é nesse ambiente que vivem protegidas espécies de animais ameaçados de extinção, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra e o pato mergulhão.

Esses são alguns dos motivos para visitar a Serra da Canastra, mas quando você estiver lá, conhecendo o local, as maravilhosas paisagens e a tradicional produção de queijo, certamente irá apontar outras diversas razões para todo mundo visitar a região. 

Fale conosco e já comece a programar essa experiência!



Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estou precisando sair muito de São Paulo.

    1. Um tempinho em meio à natureza é mais do que necessário, né, Wilson?

      Converse com um dos nossos consultores:
      (11) 5573-4142
      [email protected]

      Vamos planejar essa experiência!

Você também pode gostar de ler

Fale por Whatsapp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.