Skip to main content
search

Viajar para os Lençóis Maranhenses é ter a oportunidade de conhecer uma região deslumbrante, que facilmente poderia ser chamada de paraíso e isso não seria nenhum exagero. Localizada no noroeste do estado do Maranhão, cerca de 250 km de distância da capital São Luís, essa área é formada por dunas, lagoas, rios e mangues esculpidos de forma primorosa pela natureza. E nós só temos que agradecer e também aproveitar este verdadeiro presente.

Lençóis Maranhenses, no Maranhão

Lençóis Maranhenses: prepare-se para embarcar em um paraíso de tranquilidade e natureza do nordeste brasileiro

Seja para conhecer os Lençóis Maranhenses sozinho ou em grupo, aqui você irá descobrir dicas valiosas!

1 – Onde ficar nos Lençóis Maranhenses?

Quem visita os Lençóis Maranhenses encontra três principais pontos de apoio para hospedagem: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão.

Barreirinhas

É o maior município da região e também a porta de entrada da região turística. E nem poderia ser diferente, afinal os passeios que saem de lá apresentam as famosas dunas altas de areias brancas e as lagoas de águas cristalinas. Como se trata de uma cidade, também há boa oferta de restaurantes e bares locais, onde você pode apreciar a culinária regional diretamente da fonte. Para quem deseja viajar sozinho para os Lençóis Maranhenses, é uma ótima sugestão de destino.

Atins

Todas as pessoas que já embarcaram em uma viagem para os Lençóis Maranhenses vão indicar este vilarejo de pescadores. Atins é um presente para os viajantes que buscam locais mais tranquilos e paisagens belas, sem deixar de lado estruturas importantes como pousadas e restaurantes. Uma boa dica é curtir o pôr do sol com tranquilidade, aproveitando cada minuto de paz e harmonia com a natureza. Já para os apaixonados por esportes, o kitesurf nunca esteve tão em alta por lá, assim como passeios em quadriciclos.

Santo Amaro do Maranhão

Outra importante cidade da região, Santo Amaro do Maranhão exemplifica bem o que é viver a natureza dessa parte do nordeste brasileiro. Seus passeios mais procurados, e também os mais belos e imperdíveis, são: Lagoa das andorinhas, Betânia, Emendadas, Lagoa América (voadeira e toc-toc) e Lagoa da Serra. Esta última, inclusive, é um convite para quem gosta de mergulhar em águas cristalinas e calmas e aproveitar ali para relaxar. O cenário é cinematográfico e você não vai se arrepender.

2 – Melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses

Anote e não se esqueça: de janeiro a julho é a temporada de chuvas na região, com auge entre fevereiro e maio. Após esse período chuvoso, os Lençóis Maranhenses atingem o seu grau máximo de beleza, com lagoas cheias e cenários ainda mais exuberantes. Sendo assim, a melhor época para conhecer os Lençóis é no segundo semestre, especialmente entre junho e setembro.

Confira nosso roteiro com saídas em junho e agosto: Lençóis Maranhenses – Grupo Exclusivo Adventure Club – 2024

Lençóis Maranhenses, no Maranhão

3 – Quantos dias ficar nos Lençóis Maranhenses?

Para responder a essa pergunta, é preciso considerar o tempo disponível do viajante e os atrativos que deseja conhecer. De forma geral, podemos dizer que o ideal é reservar 8 ou 9 dias para desbravar a região com tranquilidade e 12 ou 13 dias para quem deseja fazer a Rota das Emoções, um circuito que combina os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara em uma mesma viagem.

4 – Como se locomover nos Lençóis Maranhenses

Para circular pelos Lençóis Maranhenses, principalmente pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é necessário um veículo com tração nas quatro rodas, autorizado pelo ICMBio. Sendo assim, esqueça o seu carro! No máximo, você poderá usá-lo para chegar até Barreirinhas. Fechando o seu passeio com a Adventure Club, você não precisa se preocupar com isso. Nós montamos todo o roteiro, deslocamentos e hospedagens para que você só tenha uma preocupação: se divertir e aproveitar a viagem ao máximo!

Lençóis Maranhenses, no Maranhão

5 – Curta um sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses

Tem maneira melhor de contemplar a beleza da região do que lá do alto? Não deixe de fazer sobrevoos pelos Lençóis Maranhenses. A imensidão da natureza é revelada através de cenários que encantam e emocionam. Você certamente viverá uma experiência transformadora. Destaque para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o infinito horizonte de areias brancas e finas e suas lagoas de águas que variam entre tons verdes e azuis.

6 – Experimente o famoso camarão no Canto do Atins

Uma das principais atrações da região do Canto do Atins é o camarão na brasa preparado pelos irmãos Antônio e Luzia. A “disputa” para ver quem ganha o título de melhor preparo ganhou fama e hoje atrai visitantes interessados e curiosos em provar as delícias da família. Na dúvida, experimente os dois! E, se você não gostar ou tiver alergia a camarão, peça pelo peixe grelhado, outra iguaria muito requisitada entre os turistas.

Quer começar a planejar sua viagem para os Lençóis Maranhenses?

Fale com um dos nossos especialistas e confira as melhores alternativas em roteiros, passeios e hospedagens. Somos especialistas em destinos de natureza e em promover experiências que ressaltam o que há de mais autêntico no destino.

Deixe um comentário

Close Menu