Skip to main content
search

Muitas pessoas que moram em grandes cidades, como São Paulo, sempre que possível buscam escapar para algum lugar com muito verde, ar puro e uma atmosfera de paz e tranquilidade. E o legal é que, com tantas opções de passeios por perto, viajar um final de semana nem precisa de tanta programação assim! 

A Serra da Cantareira, localizada a apenas 27 km de São Paulo capital e abrangendo os municípios de Guarulhos, Mairiporã e Caieiras, é um destino perfeito para isso. Em uma área de 64.800 hectares, encontram-se diversas cachoeiras, trilhas, fauna e flora preservadas, excelente gastronomia e clima de montanha.

Seja em família, em casal ou até mesmo na própria companhia, opções do que fazer não faltam na Serra da Cantareira. Quer saber mais? 

Descubra 5 atrações para curtir um final de semana na Serra da Cantareira

Atrações para curtir o fim de semana na Serra da Cantareira

1. Parque Estadual da Cantareira

Considerada a segunda maior floresta urbana do mundo, essa área de 7.900 hectares de mata tropical nativa assegura a proteção de mananciais e espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, como o bugio e a jaguatirica. A área verde tem três trilhas abertas para visitação, pistas de caminhada e contemplação. 

Um dos principais atrativos do parque é a Trilha da Pedra Grande, que tem quase 10 km de extensão, ida e volta, com duração de aproximadamente três horas. A caminhada segue por uma antiga estrada utilizada por tropeiros e conduz ao ponto mais alto do percurso, a 1.000 metros de altitude: uma grande formação rochosa, de onde é possível ver vários pontos da capital paulista. 

2. Parque Estadual Albert Löefgren – Horto Florestal

Ao lado do Parque Estadual da Cantareira está o Horto Florestal, um importante espaço de lazer e cultura, com palco para eventos, espaço para piquenique, pistas de caminhada, playground e equipamentos de ginástica. Dentro do Horto, encontra-se também o Museu Florestal Octávio Vecchi.

Ao passear por essa área de incríveis 1.740.000 m², de acordo com o site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo do estado de São Paulo, é possível encontrar 786 espécies vegetais, com destaque para a juçara Euterpe edulis e o jacarandá-paulista Machaerium villosum, e 11 espécies de anfíbios, 20 de mamíferos e 215 de aves.

3. O Complexo do Velhão

Do sonho de Seu Moacyr Archanjo dos Santos e de sua esposa Dona Iracema, nasceu o Velhão, inicialmente um casarão que funcionava como loja de peças de demolição e, hoje, um grande e completo complexo comercial e gastronômico. 

Além da serralheria e marcenaria, onde é possível comprar itens já à venda ou solicitar peças sob encomenda, há lojas, restaurantes, bares e café que, só pelos nomes super autênticos, já dá para ter ideia de como são especiais: Restaurante As Véia, Bar Conspiração do Jogo, Café do Véio, Cervejaria D´as Nova, As Pizza, Sebo do Véio e A Mocinha.

4. Sitiolândia Eco Park

Uma atração para deixar os pequenos (mas não somente eles) encantados. A Sitiolândia é um parque ecológico disposto em uma área de 74.000 m² que oferece mais de 35 práticas pedagógicas, esportivas e recreativas para crianças de dois a onze anos. 

Dentre tantas atrações, como barco viking, arvorismo, tirolesa carrossel, labirinto, piscina de bolinhas, fazendinha, cama elástica e pula-pula, o mais interessante no parque é a proposta de unir conhecimento à vivência real na natureza. Ao mesmo tempo em que as crianças se divertem, aprendem sobre preservação do meio ambiente e sustentabilidade. 

5. Café Manacá 

Seja para começar ou para terminar o dia bem, essa é uma parada quase que obrigatória para quem está na Serra da Cantareira. O Café Manacá fica em um espaço pequeno e intimista, com clima aconchegante e muito acolhedor.

Ao chegar ao local, você já se sente como se estivesse em casa ou na casa de um familiar, mas quando você começa a ler o menu ou a sentir o delicioso aroma de café, essa sensação fica ainda mais saliente. Bolos caseiros, pães com geleia, omelete, tapioca, além de muitas opções veganas, são algumas das variedades que o Café oferece.  

E aí, já visitou algum desses lugares na Serra da Cantareira?

Tem alguma sugestão para uma viagem de final de semana para compartilhar com a gente?

Deixe um comentário

Close Menu