Adventure Club
+55 11 5573-4142
Blog / Ecoturismo

5 lugares na Serra da Cantareira para aproveitar um final de semana

dez, 23

Muitas pessoas que moram em grandes cidades, como São Paulo, sempre que possível buscam escapar para algum lugar com muito verde, ar puro e uma atmosfera de paz e tranquilidade. E o legal é que, com tantas opções de passeios por perto, viajar um final de semana nem precisa de tanta programação assim! 

A Serra da Cantareira, localizada a apenas 27 km de São Paulo capital e abrangendo os municípios de Guarulhos, Mairiporã e Caieiras, é um destino perfeito para isso. Em uma área de 64.800 hectares, encontram-se diversas cachoeiras, trilhas, fauna e flora preservadas, excelente gastronomia e clima de montanha.

Seja em família, em casal ou até mesmo na própria companhia, opções do que fazer não faltam na Serra da Cantareira. Quer saber mais? 

Descubra 5 atrações para curtir um final de semana na Serra da Cantareira

Atrações para curtir o fim de semana na Serra da Cantareira

1. Parque Estadual da Cantareira

Considerada a segunda maior floresta urbana do mundo, essa área de 7.900 hectares de mata tropical nativa assegura a proteção de mananciais e espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, como o bugio e a jaguatirica. A área verde tem três trilhas abertas para visitação, pistas de caminhada e contemplação. 

Um dos principais atrativos do parque é a Trilha da Pedra Grande, que tem quase 10 km de extensão, ida e volta, com duração de aproximadamente três horas. A caminhada segue por uma antiga estrada utilizada por tropeiros e conduz ao ponto mais alto do percurso, a 1.000 metros de altitude: uma grande formação rochosa, de onde é possível ver vários pontos da capital paulista. 


2. Parque Estadual Albert Löefgren – Horto Florestal

Ao lado do Parque Estadual da Cantareira está o Horto Florestal, um importante espaço de lazer e cultura, com palco para eventos, espaço para piquenique, pistas de caminhada, playground e equipamentos de ginástica. Dentro do Horto, encontra-se também o Museu Florestal Octávio Vecchi.

Ao passear por essa área de incríveis 1.740.000 m², de acordo com o site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo do estado de São Paulo, é possível encontrar 786 espécies vegetais, com destaque para a juçara Euterpe edulis e o jacarandá-paulista Machaerium villosum, e 11 espécies de anfíbios, 20 de mamíferos e 215 de aves.

3. O Complexo do Velhão

Do sonho de Seu Moacyr Archanjo dos Santos e de sua esposa Dona Iracema, nasceu o Velhão, inicialmente um casarão que funcionava como loja de peças de demolição e, hoje, um grande e completo complexo comercial e gastronômico. 

Além da serralheria e marcenaria, onde é possível comprar itens já à venda ou solicitar peças sob encomenda, há lojas, restaurantes, bares e café que, só pelos nomes super autênticos, já dá para ter ideia de como são especiais: Restaurante As Véia, Bar Conspiração do Jogo, Café do Véio, Cervejaria D´as Nova, As Pizza, Sebo do Véio e A Mocinha.

4. Sitiolândia Eco Park

Uma atração para deixar os pequenos (mas não somente eles) encantados. A Sitiolândia é um parque ecológico disposto em uma área de 74.000 m² que oferece mais de 35 práticas pedagógicas, esportivas e recreativas para crianças de dois a onze anos. 

Dentre tantas atrações, como barco viking, arvorismo, tirolesa carrossel, labirinto, piscina de bolinhas, fazendinha, cama elástica e pula-pula, o mais interessante no parque é a proposta de unir conhecimento à vivência real na natureza. Ao mesmo tempo em que as crianças se divertem, aprendem sobre preservação do meio ambiente e sustentabilidade. 

5. Café Manacá 

Seja para começar ou para terminar o dia bem, essa é uma parada quase que obrigatória para quem está na Serra da Cantareira. O Café Manacá fica em um espaço pequeno e intimista, com clima aconchegante e muito acolhedor.

Ao chegar ao local, você já se sente como se estivesse em casa ou na casa de um familiar, mas quando você começa a ler o menu ou a sentir o delicioso aroma de café, essa sensação fica ainda mais saliente. Bolos caseiros, pães com geleia, omelete, tapioca, além de muitas opções veganas, são algumas das variedades que o Café oferece.  

E aí, já visitou algum desses lugares na Serra da Cantareira?

Tem alguma sugestão para uma viagem de final de semana para compartilhar com a gente?



Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você também pode gostar de ler

    Fale por Whatsapp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.