Pacote de viagem para
Serra da Canastra

Melhor época Março a Maio e Setembro a Novembro
Permanência 5 Dias
Roteiros inicio

A Serra da Canastra é um paraíso para quem gosta de natureza, muita tranquilidade ou boas aventuras. O local é berço de um dos rios mais importantes do Brasil, o Rio São Francisco, carinhosamente apelidado de Velho Chico. E, justamente para proteger a sua nascente, e a ampla biodiversidade local, foi criado em 1972, o Parque Nacional Serra da Canastra. O cartão-postal do Parque é a cachoeira Casca D’Anta, a primeira queda do rio São Chico. Outro belo passeio é pela Reserva Natural Cachoeira do Cerradão, cuja cachoeira é uma das mais altas da Canastra.
Além das áreas protegidas, várias cachoeiras em propriedades particulares fazem da região um atrativo para mais de um final de semana. Para quem só pode ter uma visitinha curta na região, há próximo à cidade de São Roque de Minas as Cachoeiras do Capão Forro e Cachoeira da Mata, a Cachoeira do Jota, a Cachoeira do Antônio Ricardo e Cachoeira do Vento, que são de acesso mais fácil e pode-se chegar tranquilamente em qualquer veículo.
Para quem dispõe de mais tempo ou é mais aventureiro, a dica é a Cachoeira da Parida e Poço do Macaco na parte alta da Serra da Canastra e a Cachoeira do Fundão que tem lá sua similaridade com o mar, pelas águas esverdeadas e as ondinhas na borda.
Já, para sair da comum rota das cachoeiras, a Gruta do Tesouro é uma atração geologicamente interessante, mas água é o que não vai faltar na viagem!

Melhor Época de Viagem para Serra da Canastra

Na Serra da Canastra, pelo relevo de altitude, as temperaturas são amenas o ano todo, sendo a média em torno de 17°C no inverno e de 23°C no verão. As chuvas no Cerrado da região são concentradas no período de dezembro a fevereiro e o índice pluviométrico varia entre 1.300 e 1.700 mm/ano.
Para evitar transtornos com as trombas d’água e enchentes nos rios e cachoeiras, a melhor época de ir a região é de março a maio e de setembro a novembro, quando as chuvas não são tão frequentes e abundantes e a temperatura já está um pouco mais alta que no inverno (junho a agosto), proporcionando melhores condições de banho nos diversos atrativos locais.

DOCUMENTOS: Brasileiros precisam estar com o RG original, em bom estado e recente (emitido a no máximo 10 anos). Menores de idade sem RG, precisam da Certidão de Nascimento original. No caso de menores desacompanhadas dos responsáveis, autorização reconhecida em cartório com foto em duas vias. E estrangeiros precisam do Passaporte válido ou RNE.

VACINAS: Orientações ao Viajante: É importante conhecer, com antecedência da sua viagem, os cuidados que devem ser tomados com a saúde. Recomendamos acessar o site da ANVISA onde poderá encontrar mais informações no portal do viajante para todo Brasil: http://portal.anvisa.gov.br/servicos/viajantes