DÉBORA YURI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Agências de viagem estão investindo mais no chamado “turismo de experiência”, que tenta se opor à oferta simples de serviços genéricos. A ideia é dar ao cliente a sensação de se misturar à cultura e à população do local.
“Toda viagem é ‘de experiência’, mas algumas delas nos emocionam de maneira mais específica”, diz Luiz Godoi Trigo, professor de lazer e turismo da EACH/USP (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP). “Não importa se ela é cara ou barata, mas, sim, se tem um significado marcante para você.”
Cultura, religião e esporte costumam ser catalisadores desse segmento. Ultimamente, além do beatlemaníaco que vai a Liverpool e do fiel peregrinando até Santiago de Compostela, as opções estão se diversificando e criando um mercado lucrativo.
Viagens desse tipo registraram aumento de procura de 40% na Adventure Club, no mesmo período. Programas “incomuns” são os mais solicitados – observação de ursos polares no norte do Canadá, de gorilas em Ruanda, expedições ao Nepal e ao monte Elbrus, vulcão russo, destinos de escaladores.

Uma interessante curiosidade é que de acordo com a mitologia grega, o Monte Elbrus é o local onde Prometeu foi acorrentado.
ROTEIRO DA ADVENTURE CLUB
VER URSOS E CAÇAR AURORAS BOREAIS NO CANADÁ

Da região de Cape Churchill, no norte do Canadá, o programa permite acompanhar a migração anual dos ursos polares do Ártico. O fenômeno acontece em outubro e novembro.
Outro destaque do pacote é a observação do show de luzes da aurora boreal.
A EXPERIÊNCIA a partir de US$ 6.989 (R$ 21.316) em acomodação dupla. Inclui aéreos a partir de São Paulo, duas noites de acomodação em Winnipeg com meia pensão (café da manhã e jantar), três noites em Churchill com pensão completa, city tour na cidade de Churchill, sobrevoo de helicóptero, dois tours de observação de ursos polares com piquenique e um tour de observação da aurora boreal. Na Adventure Club:
tel. (11) 55734142. adventureclub.com.br
Clique aqui e saiba mais do programa da Adventure Club.